reuniao2
O Conselho Nacional dos Direitos Humanos – CNDH iniciou ontem(15), uma missão ao sul da Bahia para tratar de violações de direitos humanos de indígenas. Pela manhã, foi iniciada uma audiência pública na Terra Indígena Tupinambá de Belmonte, com a presença da vice-presidente do conselho, Deborah Duprat, da conselheira Sandra Carvalho, do conselheiro Herbert Barros, da representante da secretaria-executiva do CNDH, Elisa Colares, além de Paulo Maldos (Conselho Federal de Psicologia), Vladimir Correia (Defensoria Pública da União), Ailson Machado(Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial-MMFDH), Antonio Francisco Neto e Alessandra Pereira (ambos do Comitê de Defensores de Direitos Humanos).

Também participaram representantes da regional da Funai, do Cimi – Conselho Indigenista Missionário, da Comissão de Direitos Humanos da OAB-BA e de Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social-BA.

cacique catia2

Na audiência, foram apresentadas ações judiciais e inquéritos policiais que versam sobre as tomadas de parte da região já delimitada pela Funai. Os indígenas presentes apontaram como principais problemas que levam ao sofrimento da aldeia a falta de energia elétrica após derrubada de 14 postes, a impossibilidade de escoamento da produção por bloqueio por parte dos antigos compradores (pressionados pelos fazendeiros) e a insegurança constante pelas ameaças sofridas por indígenas, como a cacica Cátia, cujo enteado David Charles Santos de Almeida está desaparecido. “É uma vitória enorme eu amanhecer ou eu anoitecer”, ela afirmou.
Fonte: Ascom/CNDH