Jerônimo destacou a possibilidade de uma parceria com Cuba que beneficiará os povos e comunidades tradicionais

A Secretaria da Educação do Estado recebeu, nesta quinta-feira (13), a visita da consulesa de Cuba, Milena Maldiva. Com participação do secretário Jerônimo Rodrigues, o encontro teve a proposta de iniciar um diálogo para que possam ser discutidas parcerias voltadas para metodologias de alfabetização, formação de professores, pedagogias para a Educação Básica e uma maior integração das universidades com o Ensino Médio.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, explicou que uma parceria seria muito interessante devido aos projetos bem-sucedidos na área de alfabetização. “O Governo vem trabalhando para suprir questões na área de Educação, porém com 500 anos de atraso, o tempo que tivemos ainda não foi suficiente, mesmo conseguindo avanços consideráveis, como termos uma grande rede de universidades, com quatro estaduais e seis federais, além de dois institutos federais. Sabemos que, com uma extensa rede estadual, podemos ser beneficiados com a metodologia de alfabetização, principalmente, nas áreas periféricas e que atendem povos e comunidades tradicionais”, destacou.

Jerônimo ainda ressaltou como o envolvimento das universidades pode contribuir para fortalecer as parcerias com Cuba. “Neste diálogo queremos colocar os reitores das nossas instituições de ensino superior para que possamos discutir ações que fortaleçam ainda mais a relações com a Educação Básica. Também queremos ver a possibilidade de convênios para a formação de professores. Além, é claro, dessa aproximação com as universidades abrirem espaço para parcerias em outras áreas, como a saúde”, disse.

Para a consulesa de Cuba, Milena Maldiva, a experiência do país na Educação pode trazer muitos benefícios para a Bahia. “Desde 1960 acreditamos que a Educação é prioridade para o nosso país. Temos convênios com 53 nações em diversas áreas de conhecimento e é muito gratificante saber que a Bahia também coloca a Educação como prioridade no planejamento das políticas públicas. Queremos abrir esse diálogo para, juntos, fortalecermos a Educação”, disse.

Ainda estiveram presentes ao encontro o escritor e jornalista Emiliano José, o chefe de gabinete da SEC, Cezar Lisboa, o subsecretário da Educação da SEC, Danilo Souza, o coordenador Executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, o assessor da SEC Nildo Pitombo, e o professor da Universidade Estadual do Recôncavo Baiano (UERB), Paulo Gabriel.

Foto e Texto: Ascom