A Associação Mãe dos Extrativistas da Resex de Canavieiras e o Instituto dos Povos Indígenas da Bahia, foram eleitos para compor o Comitê da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) divulga as instituições eleitas no processo eleitoral do Comitê da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CERBMA-BA), biênio 2019/2020. A reunião ocorreu no dia 13 de setembro, das 9h às 12h, na sala de reuniões da Sema, e marca a retomada da instituição após sete anos sem atividades. Respeitando as vagas por segmento, foram selecionadas nove instituições que irão indicar seus representantes, titulares e suplentes, para o comitê.
Para o secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, a eleição do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica é o primeiro passo para o fortalecimento e retomada das atividades da instituição. “A RB Mata Atlântica é fundamental para a proteção da biodiversidade, do desenvolvimento sustentável e do conhecimento científico e tradicional sobre a Mata Atlântica. Ao lado dos subcomitês, e com o apoio da pasta do Meio ambiente, o comitê irá atuar em conjunto para preservação e restauração da biodiversidade, cultura e tradição local,” afirmou. Na Bahia, criado na década de 90, o comitê teve vital importância especialmente para o desenvolvimento do Projeto Corredores Ecológicos, entre 2005 e 2012. uma parceria da Sema, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Ministério do Meio Ambiente, GIZ (Agência Alemã de Cooperação Internacional) e o KfW (Banco Alemão de Desenvolvimento). Há sete anos parado, o comitê retoma suas atividades com a eleição do conselho.

A A A JOAO BIOSFERA 02

A Bahia é o estado com maior número de reservas da biosfera no país. Além das RBs Mata Atlântica e Caatinga, a reserva da biosfera do Cerrado ganhou novos limites e passará a incluir a Bahia e a RB Serra do Espinhaço com a Chapada Diamantina. A Bahia também é o estado com maior número de Postos Avançados da RBMA, dos 48 existentes na Reserva da Biosfera, 15 estão aqui, e destes, 10 estão localizados entre Salvador e Litoral Norte, entre eles , o Projeto Tamar, o Parque Municipal Klaus Peters, o Ecoparque da Mata e a RPPN Lontra.

RESERVA DA BIOSFERA

A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica foi a primeira a ser criada no Brasil. A RB é um modelo, adotado internacionalmente, de gestão integrada, participativa e sustentável dos recursos naturais, com os objetivos básicos de preservação da diversidade biológica, o desenvolvimento de atividades de pesquisa, o monitoramento ambiental, a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das populações, nos termos da Lei do SNUC (Lei nº 9.985/00).
As Reservas da Biosfera, existentes em diversos países, têm sua sustentação no Programa Intergovernamental Man and Biosphere (“O homem e a biofera”) da UNESCO, desenvolvido com o PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, com a UICN – União Internacional para a Conservação da Natureza e com agências internacionais de desenvolvimento.

Conheça as instituições eleitas, por segmento:

Representantes de Comunidades Tradicionais ou Moradores locais:

Titular: Instituto dos Povos Indígenas da Bahia – Ação Bahia
Suplente: Instituto dos Povos Indígenas da Bahia – Ação Bahia

Titular: Associação Mãe dos Extrativistas da Resex de Canavieiras – AMEX
Suplente: Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-34

Representantes movimento dos trabalhadores ou sindicatos rurais:

Titular: Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Bahia – FETAG
Suplente : Sindicato de Trabalhadores Rurais de Candeias – STTR Candeias

Representantes de entidades da Rede de ONGs da Mata Atlântica – RMA:

Titular: Fundação Terra Mirim – Centro de Luz
Suplente: Fundação Terra Mirim – Centro de Luz

Titular: GAMBÁ – Grupo Ambientalista da Bahia
Suplente: Instituto Floresta Viva

Representantes da Comunidade Científica:

Titular : Universidade Católica do Salvador -UCSAL
Suplente: Universidade Católica do Salvador -UCSAL

Titular – Universidade Estadual de feira de Santana -UEFS
Suplente – Universidade Estadual de feira de Santana -UEFS

Representantes do Setor Empresarial:

Titular: Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Nahia – SINDUSCOM-BA
Suplente: Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB

Titular: Companhia de Eletricidade do estado da Bahia – COELBA
Suplente: Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia