LUZIA INAUGURAÇÃO PE DO MONTE2

O empenho do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena (DSEI) da Bahia de levar água de qualidade e melhorias sanitárias domiciliares para as aldeias, avança alcançando resultados positivos no combate às diarreias e, consequentemente, da mortalidade infantil indígena e na garantia de mais qualidade de vida aos indígenas do estado.

Nos dias 5 e 6 do corrente mês, a Coordenadora do Dsei -BA, Luzia Pataxó, ao lado de sua equipe, inaugurou dois importantes Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) nas aldeias Pé do Monte e Imbiriba, município de Porto Seguro (BA). Juntos os sistemas beneficiaram uma população de aproximadamente 148 famílias indígenas.

“O nosso objetivo é levar água de qualidade para todas as aldeias indígenas do Bahia e quando chegarmos a esta meta teremos acabado com este mal que atormenta a todos nós, que é ver crianças indígenas sofrendo de diarreia por falta de água tratada”, ressaltou a coordenadora Luzia Pataxó.

luzia inaugura agua

A Coordenadora lembrou ainda que essas obras já era esperadas a mais de 9 anos, e em apenas três meses de coordenação, conseguimos realizar e entregar estes sistemas.

Durante as inaugurações a Coordenadora esteve sempre acompanhada pelo Secretário de Assuntos indígenas de Porto Seguro, Zeca Pataxó e pelo vereador Cacique Renivaldo. levando o sistema de abastecimento de água tão sonhado por aquelas comunidades.

Ainda como parte da agenda da coordenadora de saúde Indígena (DSEI-BA) , e comitiva participaram de um bate papo com Caciques, Lideranças, conselho de Caciques e a comunidade em geral, onde foi possível ouvir algumas reivindicações e as demandas dentro das comunidades.

Da Redação