A prefeita Cláudia Oliveira, em audiência com o secretário Zeca Pataxó e o vereador indígena Renivaldo Braz.

Com apenas três meses de existência, a Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas de Porto Seguro, já tem tido bons resultados. Como explica o secretário Zeca Pataxó, que diz conta com o total apoio da Prefeita Cláudio Oliveira, e vem desenvolvendo um trabalho de conquistas e avanços em prol das comunidades indígenas do município.

Em um breve balanço, o secretario Zeca, diz contabilizar bons resultados frente a pasta, dando como exemplo o início da revitalização das estradas que dão acesso as aldeias Boca da Mata e Barra Velha, e conclusão e inauguração do sistema de abastecimento de agua das aldeias Imbiriba e Pé do Monte, totalizando mais de 148 famílias beneficiadas com o sistema.

A coordenadora do DSEI-BA, Luzia Pataxó, com os representantes local inaugurando o sistema de agua das aldeias.

O serviço de abastecimento de água nas aldeias, era um sonho das comunidades, que só foi possível através da parceria da secretaria com a SESAI, que tem com coordenadora estadual do DSEI-Bahia a indígena Luzia Pataxó, que inaugurou a semana passada as obras.

O secretario em visita a empresa Veracel Celulose, acompanhado pelo vereador Renivaldo Braz.

O secretario ressalta ainda a importante parceria firmada com a empresa Veracel Celulose, através de soicitação do parlamentar indígena, o vereador Cacique Renivaldo Braz, onde se garantiu a construção de uma creche para as crianças da aldeia Imbiriba, que terá início das obras no próximo ano; a distribuição de Kits escolares para estudantes indígenas; uma Van para o transportes dos indígenas, que necessitam de fazer a obtenção de documentos pessoais, além da garantia dos recursos para a realização dos Jogos Indígenas de Porto Seguro, que acontecerá em abril de 2020.

Zeca com secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Costa, do programa “ Viver- Envelhecimento Ativo Saudável”

No âmbito federal o secretario afirma já ter encaminhado alguns projetos para diversos setores do governo, onde já obteve retorno de um deles que foi junto ao Ministério da Mulher e  da Família  e dos Direitos Humanos, que é a implantação do programa “ Viver- Envelhecimento Ativo Saudável”, que será implantado nesse primeiro momento na  Aldeia Barra Velha.

Os indígenas começam a viver um novo momento, com a sensibilidade da Prefeita Cláudia Oliveira. “estamos recebendo todo o suporte pra que possamos desenvolver as ações em benefício de nossas comunidades Indígenas”, afirma Zeca.