:: 19/out/2020 . 5:06
Minas tem somente um candidato a prefeito de origem indígena em 2020
Jair Xakriabá (Republicanos) concorre ao cargo em São João das Missões, na região Norte do Estado
Somente um candidato a prefeito em Minas Gerais nas eleições de 2020 é autodeclarado indígena. Trata-se de Jair Xakriabá (Republicanos), que concorre ao cargo em São João das Missões, na região Norte do Estado, município com cerca de 12 mil habitantes, dos quais aproximadamente 10 mil são da etnia (83%). Do total de candidatos a prefeito e vereador na cidade, 6,3% são autodeclarados indígenas.
“É uma participação pequena, nossa representação política ainda é muito elitista, com pouco espaço para mulheres, negros e, ainda mais, indígenas”, observa o professor de ciência política Carlos Ranulfo, da UFMG, que destaca a presença marcante da deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR) como representante indígena no Congresso Nacional.
Foi morando com índios que Giovani aprendeu lições de uma vida inteira

Nas aldeias, Giovani já morou e lecionou para mais de 5 etnias diferentes (Foto: Arquivo Pessoal)
Destaque no sábado ao contar sua história de vida no Caldeirão do Huck, o professor universitário faturou prêmio de R$ 300 mil.
“Em Porto Murtinho que passei a conviver efetivamente com os indígenas. Parei de fazer o trajeto cidade-aldeia, e morei quase 8 anos da minha vida com os Kadiwéu. Essas pessoas tem muito a nos ensinar. Seus conhecimentos ancestrais que fogem do alcance da racionalidade puramente científica. Com eles, aprendi a ser mais solidário, a pensar no coletivo, a ser menos competitivo”. :: LEIA MAIS »
- 1