ELEIÇÃO CESPCT

A votação de escolha das entidades indígenas para o Cespct aconteceram hoje

Começou hoje pela manhã (14 e 15), as eleições virtuais do Conselho Estadual Para Sustentabilidade dos Tradicionais da Bahia – CESPCT, da Secretaria de Promoção e Igualdade Racial da Bahia -SEPROMI, para elegerem 18 entidades da sociedade civil organizada, distribuídos nos 10 segmentos, sendo: povos indígenas (3), quilombolas (3), povos de terreiro (3), fundos de pasto (2), fechos de pasto (2), pescadores e pescadoras (1), povos ciganos (1), extrativistas (1), geraizeiros (1) e marisqueiras (1).

Cespct

O colegiado do Cespct é formado por 36 representações, sendo 50% do poder público e igual número da sociedade civil organizada da bahia. O Conselho é uma instância colegiada de caráter deliberativo e consultivo, com a finalidade de coordenar e elaborar a implementar as Política públicas Estadual de Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais em todo o estado.

Povos Indígenas

Os povos indígenas do estado realizaram agora pela manhã, a votação para escolha das entidades indígenas. As entidades inscritas e que farão parte daquele colegiado são: Ação Tupinambá de Olivença, Associação dos Índios da Serrado Padeiro, Instituto dos Povos Indígenas da Bahia, e o MUPOIBA, que é o movimento que representa o seguimento em todo o território nacional.

A votação foi coordenada pelo representante da Sepromi, Dr. Cláudio Rodrigues, como a participação das lideranças indígenas, Agnaldo Pataxó, Rutian Pataxó, Cláudio Tupinambá, e Walney Magno, que celebraram o pleito do seguimento, como parte da composição daquele conselho.