indigenas-quilombolas
 

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Pará (UFPA) aprovou o edital do Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas (PSE 2021-2).

Vagas oferecidas

Serão abertas 336 vagas, sendo 168 para indígenas e 168 para quilombolas, em 84 ofertas de cursos, distribuídos em oito campi da UFPA.

Inscrição

As inscrições serão realizadas no período de 14 a 20 de julho de 2021, por meio do site da Universidade. Não haverá pagamento de taxa de inscrição.

De acordo com a Universidade, a seleção visa ao ingresso de indígenas e quilombolas em vagas destinadas a esse público ainda em 2021, apesar das dificuldades e limitações impostas pela pandemia. Como se trata de processo presencial, não foi possível prever a realização de provas no primeiro semestre, em decorrência da situação epidemiológica.

Para realizar a inscrição no PSE 2021-2, o(a) candidato(a) deverá comprovar seu pertencimento étnico na condição de indígena ou quilombola, sendo residente ou não em comunidade indígena (aldeia) ou comunidade quilombola (quilombo). No ato da inscrição, o(a) candidato(a) deverá indicar sua primeira opção de curso, além de indicar também uma segunda opção entre os cursos oferecidos no PSE 2021-2. Quem não for aprovado(a) em sua primeira opção de curso e tiver indicado uma segunda opção concorrerá às vagas não preenchidas referentes a essa opção.

 

Os candidatos(as) PcD devem informar, no momento da inscrição, em campo próprio, o tipo de atendimento compatível com a sua deficiência para a realização das provas.

Envio de documentos e comprovante de pagamento

Após a realização inscrição via sistema, os(as) candidatos(a) ainda deverão enviar, até as 18h do dia 20 de julho de 2021, para o e-mail ceps@ufpa.br, o boleto/comprovante de inscrição e a Declaração de Pertencimento Étnico.

Etapas do Processo Seletivo

O processo seletivo contará com duas etapas: uma prova de redação em Língua Portuguesa e uma entrevista, ambas classificatórias e eliminatórias.

As provas do PSE 2021-2 serão realizadas em Altamira e Belém (para candidatos/as indígenas) e em Abaetetuba, Altamira, Belém, Cametá e Soure (para candidatos/as quilombolas).

A prova de redação está prevista ser realizada no dia 8 de agosto e as entrevistas ocorrerão de 9 a 11 de setembro de 2021.

 

O ingresso dos(as) estudantes está previsto para o 3o Período Letivo de 2021 (PL3), com início das atividades no dia 14 de outubro.

Homologação das inscrições

De acordo com a Universidade, a documentação apresentada será analisada por uma comissão especial, composta por representantes de lideranças indígenas e quilombolas e docentes da UFPA. Não serão homologadas as inscrições de candidatos(as) que não apresentarem a documentação completa exigida. A publicação das inscrições homologadas ocorrerá até 27 de julho de 2021, no site do ceps.ufpa.br.

Demais informações poderão ser conferidas no Edital da seleção, que será divulgado no dia 9 de julho.