CAPITAÇÃO

O Banco de Olhos da Bahia, entidade pública vinculada à Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (COSET), com o apoio da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), realizou nos últimos dias 29 e 30 de junho, o XX Curso de Formação para Captadores de Tecido Ocular Humano para Transplante. A capacitação ocorreu no Centro de Ciências da Saúde do campus universitário de Santo Antônio de Jesus.

Durante o curso, com carga horária de 20h, foram repassadas orientações teóricas, com a abordagem sobre a captação das córneas pelas unidades hospitalares e sua distribuição para doação na rede estadual de saúde. Também, documentação de solicitação referente à doação do órgão, aspectos familiares para abordagem, formas de contatos adequados e entendimento do processo de luto da família.

POVO

Outra discussão envolveu a questão para melhorar o número de doações e captações, criar vínculos com setores intra-hospitalares e adotar estratégias de fortalecimento nesse processo. Na parte prática da capacitação, aconteceu a orientação dos alunos com a simulação prática da captação de córneas, abordando as técnicas corretas, acondicionamento do tecido em recipiente coletor estéreo, entre outras.

O curso formou enfermeiros como captadores de córneas certificados pelo Banco de Olhos da Bahia para atuação na Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) de suas unidades hospitalares. Participaram da formação enfermeiros de Santo Antônio, Ilhéus, Jequié, Feira de Santana e Vitória da Conquista.

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, enviou para a formação o enfermeiro Wagner Campos, que já atua na CIHDOTT da unidade. Com a certificação do profissional, a equipe da comissão conta com mais um captador de tecido ocular humano para transplante, melhorando a logística deste procedimento no hospital.

Palestrantes e monitores: Enfermeiras Carolina Sodré e Laís Ramos, enfermeiro Gabriel Neto e o psicólogo Fabrizio Góes. Apoio da UFSB, servidores Linsmar da Silva Veiga e Nanci Silva Santos.