Indígena sendo levados em redes para receber atendimento médico por quase 1 km de água.

O cacique kedxure Pataxó culpa a falta de estrutura ao redor da aldeia. Segundo ele, é comum a comunidade ficar ilhada sempre que chove

Em meio às enchentes que atingem a Bahia desde meados de novembro, diversas comunidades indígenas localizadas no sul do estado encontram-se ilhadas. É o caso da aldeia Pataxó Mata Medonha, que faz parte do município de Santa Cruz de Cabrália. O cacique kedxure Pataxó diz que desde o começo de dezembro a situação tem sido preocupante.

Deu uma estiagem. Mas desde sexta-feira e até hoje o rio tá cheio, e aí no caso ele transborda e a gente não consegue sair”, conta.

O cacique relata ainda que a situação tem sido recorrente, mesmo quando o nível das chuvas não é tão alto quando agora. “Toda época de chuva é assim. Se tivessem feito um aterro na estrada, a nossa comunidade não ficaria ilhada”, considera.

Lá, com o nível do rio alto, aqueles que precisam sair da aldeia para conseguir atendimento médico de urgência estão sendo levados carregados por redes por quase 1 km de água. Clique aqui e assista o vídeo.

A aldeia Pataxó Mata Medonha é uma das comunidades indígenas do sul da Bahia que está recebendo doações via Pix. As doações podem ser feitas pelo número de telefone: (73) 99826-4711 (celular).

Por: Maria Clara Andrade/Metro1