Foto: Rede Sociais

A Comissão Estadual de Saúde Indígena da Bahia, realizou hoje (14),  uma reunião virtual com os representantes dos órgãos de saúde, e do controle social indígena, para debater a saúde do setor, no sentido de viabilizar a atuação articulada da saúde dessa população, dentro dos três níveis de gestão, para promoção de uma maior integração do Subsistema de Saúde Indígena do SUS.

Na oportunidade houve uma exposição do quadro atual do estado, com uma apresentação do estudo sobre os Planos Municipais de Saúde que contemplam de forma específica a saúde dos povos indígenas, ministrado por Francisco Rodrigues, que é do Núcleo do Ministério da Saúde.
A comissão que é de caráter permanente, é formada pelas seguintes entidades e seus respectivos representantes: Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Antônio Purificação e Uli Tupiná; Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES), Walney Magno; Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI-BA), Táila Guimarães; Conselho Distrital de Saúde dos Povos indígenas (Condisi-BA), Sergio Bute, e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Raquel Ferraz Costa.

Participam das reuniões da comissão, além dos membros efetivos, convidados especiais e colaboradores, e hoje contou com as presenças de Sara Mota, e Mirella Almeida, ambas da superintendência do Ministério da Saúde na Bahia.

 

Entre outras iniciativas, a comissão definiu que dará início ainda este semestre, a uma grande reunião com todos os trinta secretários municipais de saúde, que compõe o território de saúde indígena do estado.

Da Redação