A secretaria Julieta Palmeira da SPM na audiência com as representações dos cinco municípios administrados por mulheres

Resultado de uma reunião regional realizada em março com gestoras de cinco municípios do Território de Identidade do Sisal, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) intermediou uma audiência, nesta terça-feira (19), com a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) visando a recuperação da BA -120, no trecho que entrecorta os municípios de Araci, Cansanção, Lamarão, Mundo Novo e Nordestina, todos administrados por mulheres.

A comitiva liderada pela titular da SPM, Julieta Palmeira, foi recebida pelo secretário da Seinfra, Marcos Cavalcanti, que se comprometeu em atender ao pleito e anunciou o lançamento da licitação para recuperação da BA-120, no trecho entre os municípios de Cansanção e Queimadas. “Estamos valorizando a pauta administrativa desses municípios para que cada vez mais mulheres participem da política e obtenham resultados práticos em prol das suas comunidades”, disse o secretário.

“Apesar do tema não estar ligado à pauta das mulheres, houve uma união de esforços entre nós para que essa demanda fosse atendida como forma de contribuir com essas gestoras, que enfrentam tantos outros desafios inclusive pelo fato de serem mulheres”, disse a titular da SPM, Julieta Palmeira.

No encontro regional realizado no município de Cansanção como parte da programação do Março Mulher 2022, a SPM apresentou as principais políticas públicas desenvolvidas pela pasta com o objetivo de estabelecer parcerias com cinco municípios da região administrados por mulheres. Na ocasião, ouviu demandas das gestoras, entre elas a recuperação da estrada.

Após o anúncio da licitação, as prefeitas de Araci, Maria Betivânia Lima, e de Monte Santo, Silvana Matos destacaram o apoio da SPM na luta das prefeitas em busca de melhorias para os municípios. “Hoje é um momento histórico, diferente, de encontro com a Seinfra e a Secretaria de Políticas para as Mulheres, que tem nos apoiado. Isso fortalece a todas nós prefeitas. Os homens não precisam ficar com a autoestima baixa, mas as prefeitas são prioridade”, brincou a prefeita de Araci, Maria Betivânia Lima, conhecida como Keinha, que integrou a comitiva na audiência de hoje.

”A região do Sisal é uma região importante economicamente falando. Viemos pedir uma operação tapa-buracos e voltamos com uma ótima notícia: a recuperação total do trecho entre Cansanção e Queimadas que atende a todos nós. Isso é muito bom, Estamos felizes”, completou a prefeita de Monta Santo, Silvana Matos. Participaram também da audiência o secretário de infraestrutura de Cansanção, Sergio Suitberg, e o assessor da prefeitura de Nordestina, Anderson Matos.