EDITAL

Para dinamizar o processo produtivo de empreendimentos econômicos liderados por mulheres em toda a Bahia, o Governo do Estado, lançou, nesta quarta-feira (30), o edital Dinamização Produtiva de Empreendimentos Solidários Liderados por Mulheres.

A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), visa promover o aumento da produção e da renda, segurança alimentar e nutricional e o consequente empoderamento feminino.

Serão investidos R$3 milhões em empreendimentos solidários lideradas por mulheres na Bahia. Poderão ser adquiridas máquinas e equipamentos para o preparo das terras, plantio, tratos culturais e colheita; aquisição de reprodutores bovinos, caprinos, ovinos ou suínos, a serem utilizados de forma compartilhada, visando o melhoramento genético dos rebanhos; instalação de viveiros e sistemas simplificados de irrigação; reforma, recuperação ou construção de unidades agroindustriais, fabris e de serviços de pequeno e médio porte.

O secretário da SDR, Jeandro Ribeiro, ressaltou que serão apoiados  empreendimentos da agricultura familiar que tem a mulher como protagonista. “Empreendimentos liderados por mulheres tem mais chance de ter sucesso do que liderado por homens. Já constatamos isso em nossos projetos. A mulher tem uma dedicação maior e, isso, também faz com que façamos a inclusão socioprodutiva, por ter locais que tem aquela identidade de o homem ser o chefe de família, que é coisa do passado. O Governo do Estado tem essa particularidade da política pública”.

JULIETA

A secretária da SPM, Julieta Palmeira, destacou essa parceria tem sido muito proveitosa no sentido da busca da autonomia econômica e social das mulheres. “Pela primeira vez, se lança um edital que tem como critério fundamental a importância e a necessidade de incentivar, de apoiar e contribuir com empreendimentos, com arranjos produtivos liderados por mulheres. É uma ação que tem a ver muito com a questão da autonomia econômica e social das mulheres que é um fator decisivo para o enfrentamento da violência de gênero que está na base da desigualdade de gênero e, por isso, queremos juntar esforços no Governo e com a sociedade para romper essa desigualdade”.O edital já está disponível no site www.car.ba.gov.br e www.mulheres.ba.gov.br. O prazo limite para envio das propostas de trabalho é no próximo dia 29 de abril. As propostas deverão ser encaminhadas em envelope fechado e entregues via postal (SEDEX ou carta registrada com aviso de recebimento) ou pessoalmente para a Comissão de Seleção no endereço Avenida Luis Viana Filho, 2ª Avenida, nº 250, Centro Administrativo da Bahia (CAB). O horário de funcionamento é de 8h30 até 17h30. Participe!