Foto: Divulgação/HRSP

Os colaboradores puderam aprender sobre as práticas tradicionais de saúde e diversidade socioculturais dos povos indígenas

Mais de seis mil indígenas das etnias Kaingang e Guarani, que residem na região de Xanxerê, são atendidos pelo Hospital Regional São Paulo (HRSP). A instituição mantém várias condutas e segue diferentes instruções para atender e acolher a cultura e os saberes indígenas. Com esse propósito, o HRSP promoveu na última terça-feira (12), uma palestra para colaboradores do hospital. O tema foi “Saúde Indígena e Medicina Tradicional.”

A capacitação foi organizada pela Gerência de Atendimento do hospital e o Assessor do HRSP para Assuntos Indígenas, Rildo Mendes. Palestraram no encontro, Cleusa Rodrigues – nutricionista responsável pela Medicina Tradicional, do polo base Chapecó; e Osana Gonçalves – Assistente Social do Programa Medicina Tradicional, polo base Iguaçu.

Foto: Divulgação/HRSP

Conforme Rildo Mendes, a palestra teve como objetivo “capacitar os colaboradores da instituição, afim de aprender sobre as práticas tradicionais de saúde e diversidade socioculturais dos povos indígenas. Para eles adquirirem conhecimentos sobre a cultura indígena e praticar uma atenção diferenciada aos pacientes indígenas que precisam de atendimento hospitalar,” afirmou.

A Gerente de Atendimento do HRSP, Fabíula Cichelero esclarece que “o hospital aderiu ao plano de metas e ações de incentivo para atenção especializada aos povos indígenas. Além disso, a instituição busca sempre capacitar os colaboradores, desde a recepção até a assistência ao paciente. No HRSP, a refeição é pensada dentro da cultura, a acomodação é conjunta quando há mais de um paciente indígena, e em tudo é priorizada a humanização e o respeito para a cultura,” afirma.

Foto: Divulgação/HRSP