Por Caíque Rodrigues, g1 RR — Boa Vista

“Com essa faixa vem grandes responsabilidades, por isso quero levar a palavra do beijú e da nossa tradição para todos conhecerem”, disse a adolescente Keissy Rocha Macuxi, de 17 anos, que agora é a dona do título de “Rainha do Beijú 2022”, entregue durante o XI Festival Do Beijú 2022. Vestida com roupas feitas com o alimento, ela foi escolhida entre sete participantes.

Vestida com roupas feitas com o alimento, ela foi escolhida entre sete participantes durante o XI Festival Do Beijú 2022. Festa ocorre na comunidade indígena Tabalascada, no Cantá e encerra neste sábado (3). Beijú é um alimento à base de mandioca, tradicionalmente consumido por indígenas. E, em homenagem ao prato, foi criado o festival para valorizar o que é produzido na comunidade indígena Tabalascada, localizada na região Serra da Lua, no município do Cantá. A festa encerra neste sábado (3).

Keissy está na 3ª série do ensino médio e teve ajuda de seus colegas de classe, da escola Indígena Professor Edimilson Lima Cavalcanti, para conquistar a faixa, pois o prêmio será revertido na festa de formatura. Ela recebeu o título na última quinta-feira (1º), quando ocorreu o concurso.

“Quando eu me candidatei, tive muitos pensamentos negativos, positivos. Fiquei um pouco desesperada, pois eu tinha que fazer minha roupa toda de beijú e ia dar um trabalhão, mas eu e meus colegas fizemos com muito amor”.

“É muito importante o beijú para a minha comunidade, importante para os agricultores principalmente que dependem dele, pois dá pra comer com qualquer coisa, várias comidas típicas, combina com tudo”, disse a estudante.

Roupa e acessórios da Miss foram produzidas com Beijú — Foto: Caíque Rodrigues/g1 RR

Roupa e acessórios da Miss foram produzidas com Beijú — Foto: Caíque Rodrigues/g1 RR

“Ver minha filha eleita a Rainha do Beijú é bem gratificante. Ela estuda em uma escola indígena, esse ano ela se forma, então ela sempre participa, sempre é ativa nas programações culturais da comunidade e esse ano ela é a rainha. Muito feliz por tudo, mas mais ainda, por ela valorizar tanto nossos costumes”, disse a professora.

Keissy recebeu a bênção de alguém especial: a 1ª Miss Indígena de Roraima, Mari Williams. A jovem que faz sucesso na internet e foi estrela da campanha publicitária de uma famosa marca de perfumes, foi uma das juradas e disse que se encantou pela simpatia da adolescente.

“Foi incrível, pois a partir do momento que ela entrou teve uma energia diferente. Riu para todos, teve contato visual com o público, um porte de miss. O traje estava bonito, as pinturas corporais, tudo que ela trazia pra passarela era um conjunto de elementos que foi impossível não se apaixonar”.

Para Mari, o evento e o empoderamento das meninas indígenas são os principais prêmios que a comunidade conquista.

“É muito importante para as meninas indígenas que, pelo menos uma vez no ano, elas tenham um momento para a valorização delas. Elas usam a criatividade delas, do seu povo e levam toda essa riqueza para a passarela. Não é só beleza, não é só título, não é só prêmio, é a importância de se olhar como mulher indígena e resgatar as tradições”, disse a miss.

Mari Willians e Keissy Rocha, a miss beijú — Foto: Caíque Rodrigues/g1 RR

Mari Willians e Keissy Rocha, a miss beijú — Foto: Caíque Rodrigues/g1 RR

Agora com a coroa, Keissy pretende honrar as tradições da sua comunidade para representar a riqueza dos povos indígenas.

“Agora, com a coroa, eu tenho muitos planos. Primeiro eu quero fazer um vídeo agradecendo todos que torceram por mim. Com essa faixa vem grandes responsabilidades, por isso quero levar a palavra do beijú e da nossa tradição para todos conhecerem”.

Festival do Beijú

Corrida com tora, escalagem de bacabeira, quem come mais beijú e quem bebe mais caxiri. Essas são apenas algumas das modalidades das competições promovidas no XI Festival Do Beijú 2022, que começou na última quinta-feira (1ª) na comunidade indígena Tabalascada, localizada na região Serra da Lua, no município do Cantá. O evento encerra neste sábado (3).

O Festival do Beijú tem como objetivo o fortalecimento cultural dos povos Wapichana e Macuxi da região Serra da Lua. O Festival do Beijú conta com uma vasta programação com disputas de competições tradicionais indígenas.