csm_WhatsApp_Image_2022-12-28_at_5.21.36_PM_cf756bc862

Por Walney Magno

O governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou nesta quarta-feira (28) os nomes dos novos secretários que irão assumir as pastas no dia 1º de janeiro. Jerônimo indicou a terceira parcela de secretários, após dois momentos de anúncios anteriores. Ainda haverá um novo anúncio na próxima quinta-feira (29), pela tarde, com os quatro nomes restantes, incluindo o da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Nas duas oportunidades de anúncios dos nomes, Jerônimo convocou aliados do seu grupo político e a imprensa para a sede da Desenbahia, no bairro de Narandiba, em Salvador, para a divulgação das novidades. Assim, após dois momentos de anúncios, os novos nomes revelados nesta quarta foram:

Superintendência de Políticas para os Povos Indígenas (SEPROMI): Patrícia Pataxó
Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (SEDUR): Jusmari Oliveira (deputada estadual)
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT): Bruno Monteiro
Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE): Davidson Magalhães (atual secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia)
Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE): Ângelo Almeida
Secretaria de Comunicação (SECOM): André Curvello (atual secretário de comunicação da Bahia)
Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM): Elisângela Santos Araújo
Conheça abaixo os secretários anunciados nesta quarta:
ANGELO

SDE – Ângelo Almeida

Ângelo Almeida é natural de Feira de Santana, a cerca de 100 quilômetros de Salvador, e foi reeleito deputado estadual com 59.841 votos.
 Como deputado, criou a Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa da Bahia e foi presidente da Comissão Especial para Avaliação dos Impactos da Pandemia do Covid-19. Além disso, Ângelo criou e preside a Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas para a Juventude do Estado da Bahia.

JUSMARIA

Jusmari Oliveira foi vereadora, presidente da Câmara Municipal de Barreiras, deputada estadual por três mandatos, deputada federal e prefeita de Barreiras, no oeste da Bahia. Em 2017, durante o governo de Rui Costa, ela chegou a ocupar o cargo de secretária de Desenvolvimento Urbano, mas saiu após se eleger deputada estadual.
DAVIDSON

SETRE – Davidson Magalhães

Davidson Magalhães é o atual secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Ele foi vereador por dois mandatos em Itabuna, sua cidade natal, e também exerceu as funções de secretário de Indústria e Comércio e secretário de Articulação Política. Além disso, Davidson foi deputado federal entre 2015 e 2018 e atua como professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador.

ELISANGELA

Elisângela é secretária Agrária Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) e foi uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho de desenvolvimento agrário do Governo de Transição do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília. Foi presidente do Sindicato dos trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (SINTRAF) de São Domingos e Diretora Estadual da CUT-Bahia. Na CUT Nacional ocupou a Diretoria Executiva por três mandatos.

bruno

Bruno Monteiro é jornalista, produtor e gestor cultural. Ele foi chefe de gabinete dos Ministérios de Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres, além de assessor especial da Presidência da República no governo Dilma Rousseff. Ele também coordenou a comunicação do senador Jaques Wagner e a comunicação da campanha de Jerônimo Rodrigues ao Governo do Estado
images (8)

SECOM – André Curvello

André Curvello é jornalista e atua como secretário de Comunicação do Estado da Bahia desde 2015. Ele também foi Secretário de Comunicação Social dos municípios de Salvador e de Feira de Santana, segunda maior cidade do estado.
PATRICIA PATAXÓ

Superintendência de Políticas para os Povos Indígenas (SEPROMI) – Patrícia Pataxó.

Ela é advogada especialista em Direitos Humanos e membro do Observatório de Direitos Indígenas Nacional. Além disso, Patrícia atuou como assessora institucional da prefeitura de Itaju do Colônia; foi assessora especial da Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC); e participou de reuniões junto à Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre a denúncia de violações dos direitos indígenas

Ao final o Jerônimo reafirmou o compromisso em anunciar o restante dos nomes, mas ressaltou ainda está fazendo o diálogo com todos os alinhados e partidos. “Nós fizemos já nessa reforma administrativa, dentro dela, estabelecemos algumas comunicações para a sociedade baiana”, disse Jerônimo.