IMG-20230215-WA0090

O Superintendência da Economia Solidária Wenceslau Junior, Secretário Da Setre Davidson Magalhães, e o vice-governador Geraldo Júnior, e a primeira Dama Tatiana Veloso.

Cerca de 90 toneladas de resíduos sólidos Projeto Eco Folia Solidária garante apoio aos catadores de materiais recicláveis no Carnavaldevem ser caoletadas para reciclagem durante o Carnaval 2023, por meio do projeto “Eco Folia Solidária – o trabalho decente preserva o meio ambiente”.

A iniciativa foi lançada, nesta quarta-feira (15), pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), no Espaço Crescer, na sede da instituição, com a presença do vice-governador, Geraldo Júnior; da primeira-dama do Estado, Tatiana Velloso; do secretário do Trabalho, Davidson Magalhães, entre outras autoridades.

Na ocasião, foram assinados contratos com as cooperativas de catadores Cooperguary, Recicla Conquista, Rede Cata Bahia, CRG Bahia e Rede Recicla Salvador/ Recicla Bahia, parceiras no projeto Eco Folia Solidária, criado há 16 anos e coordenado pela Superintendência de Economia Solidária da Setre.

Em 2023, o projeto conta com investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhão, beneficiando 1.840 catadores/as autônomos/as com a distribuição de fardamento, equipamentos de proteção individual (EPIs) como botas, luvas e protetores auriculares, além de equipamentos como balança e caminhão.

Como parte da ação, 11 Centrais de Apoio aos Catadores estão instaladas no circuito do Carnaval, localizadas em pontos estratégicos, para facilitar a entrega do material coletado.

IMG-20230215-WA0096

A representante Nacional dos Catadores na Bahia, Jeane Santos, agradeceu pela iniciativa

As cooperativas compram o material diretamente dos catadores, evitando a ação de atravessadores e garantindo preço justo pela mercadoria.

Para o vice-governador da Bahia, Geraldo Junior, o objetivo do Governo do Estado é valorizar o trabalho dos catadores: “são profissionais muito importantes, que atuam de forma árdua no Carnaval, e que, muitas vezes, ficam nos bastidores, socialmente invisíveis, no silêncio, dando apoio, enquanto os foliões estão curtindo o Carnaval, na capital e no interior”.

O titular da Setre, Davidson Magalhães, afirma que o programa tem como objetivo promover a inserção socioprodutiva: “apoiamos os catadores com 11 centrais que dão todo o suporte e melhoram o aproveitamento do material, com a disponibilização de prensa, caminhão para fazer o transporte, agregando mais valor aos materiais. Portanto, é um esforço nosso de casar conscientização ambiental, comércio justo e solidário de materiais recicláveis, com melhores condições de trabalho”.

Com atuação na área da Economia Solidária, a primeira-dama Tatiana Velloso se mostrou entusiasta do projeto, considerando o ano de 2007 como um marco para a organização dos catadores de resíduos sólidos e a adoção de políticas públicas voltadas para esse setor. “Foi em 2007 que o governo da Bahia criou a Superintendência de Economia Solidária e assumiu o compromisso de estruturar políticas públicas que concedam a vocês o direito de ter direitos. Vocês são guardiões do meio ambiente. Sustentabilidade e justiça social devem caminhar juntas”, disse referindo-se aos representantes da categoria.

Representante da Rede Cata Bahia, Annemone Santos considera o projeto fundamental para a sustentabilidade econômica das associações e cooperativas: “ficamos muito agradecidos pela ação, porque combate a exploração, com preços mais justos, gerando mais renda para nossas comunidades. Além disso, nos tira da invisibilidade protege nossos corpos com o material de segurança”.

Bloquinho

Para chamar a atenção da ação que integra a Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD), ainda nesta quarta-feira (15), a Setre promove o bloquinho Eco Folia no circuito Barra-Ondina, a partir das 17 horas. Uma equipe de ativadores, acompanhada de uma fanfarra, distribuirá ventarolas entre os foliões, divulgando a ação e contribuindo para a conscientização da população sobre a importância do trabalho dos catadores.

Fonte: Site Recicla Bahia