IMG-20230622-WA0133

O governador baiano Jerônimo Rodrigues, ao lado de outros governadores e secretários da Fazenda, participou de um café da manhã, nesta quinta-feira (22), com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, em Brasília.

IMG-20230622-WA0137

O encontro teve como objetivo discutir pontos sensíveis da reforma tributária antes da apresentação da proposta final do texto.  De acordo com o governador, a reunião demonstra o empenho do presidente da Câmara, do Governo e dos governadores em encontrar soluções que equilibrem as necessidades fiscais dos estados e promovam um sistema tributário mais justo e eficiente para todo o país.

IMG-20230622-WA0134

“Saímos daqui com duas definições, uma é a entrega do documento propositivo, que será algo concreto que poderá ser melhor debatido, e outro é o marco temporal, que definiu um prazo para que este documento seja debatido e votado dentro da Câmara Federal, entre os dias 3 e 7 de julho”, afirmou Jerônimo, que estava acompanhado do secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório.

IMG-20230622-WA0136

Um dos principais pontos de debate entre os estados foi a possível criação do Fundo de Desenvolvimento Regional, um mecanismo de compensação destinado a Estados e Municípios para amenizar os impactos do fim dos benefícios fiscais.

A expectativa é que o relatório do texto provisório, e não o texto final, seja apresentado ainda nesta quinta-feira, permitindo que todos os governadores possam debatê-lo e chegar a um consenso mais sólido em relação à reforma tributária.