fotografa indigena

Mostra integra programação da I Festa Literária Estudantil dos Povos Indígenas do Território de Itaparica.

I Festa Literária Estudantil dos Povos Indígenas do Território de Itaparica (FLEPITI) promoverá uma exposição fotográfica produzida por estudantes indígenas de sete aldeias, entre os dias 19 e 21 de maio de 2025, no Pátio Central do CETIPA, em Paulo Afonso, Bahia. A iniciativa integra a programação oficial do evento e tem como tema “Identidade e Memória Indígenas do Território de Itaparica”.

 

As fotografias são resultado de uma oficina de fotografia realizada em aldeias indígenas localizadas nos municípios de Paulo Afonso, Rodelas, Glória e Abaré. Ao todo, 35 imagens — cinco de cada escola participante — foram selecionadas e ampliadas para a exposição. Após o encerramento do evento, as fotografias serão doações destinadas às comunidades indígenas envolvidas.

A FLEPITI é organizada pela ONG Raso da Catarina, com apoio do Colégio Estadual de Tempo Integral de Paulo Afonso (CETIPA), das Prefeituras de Abaré, Rodelas, Glória e Paulo Afonso, da Fundação Pedro Calmon e do Governo do Estado da Bahia. O objetivo é fortalecer o protagonismo estudantil indígena e valorizar expressões culturais e literárias originárias.

curadoria da exposição é assinada por Ezequiel Tuxá, escritor e pesquisador indígena, e por Marielson Carvalho, doutor em Literatura e Cultura e professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A mostra visa destacar a percepção visual das juventudes indígenas sobre seus territórios e tradições, articulando arte, identidade e memória.

A programação completa da FLEPITI pode ser acessada no perfil oficial do evento no Instagram: @flepiti_ba. A expectativa é de participação de estudantes, professores, lideranças indígenas, escritores, pesquisadores e artistas da região.