:: 12/mar/2016 . 0:25
Relatora da ONU quer avaliar as principais questões dos povos indígenas em MS
A reunião entre a relatora especial das Nações Unidas sobre os direitos dos povos indígenas, Victoria Tauli-Corpuz, autoridades e representantes de comunidades indígenas do Estado, foi realizada a portas fechadas, em função de protocolo da ONU (Organização das Nações Unidas) nesta sexta-feira (11) em Campo Grande.
No entanto, a relatora e uma liderança indígena deram declaração à imprensa. “O governo federal me convidou oficialmente para vir conferir a situação dos povos indígenas e falar com os órgãos que atuam nesta questão”, disse ela, lembrando que está há dois no Estado e visitou ontem acampanhemtos indigenas em Dourados, município distante 233 quilômetros da capital.
Além de representantes de, pelo menos, sete terras indígenas de quase todas as etnias de MS, participaram o Procurador do Ministério Público Federal, Emerson Kalis, os deputados estaduais João Grandão (PT) e Pedro Kemp (PT). :: LEIA MAIS »
Copa Indígena do Alto Solimões começa hoje em Benjamim Constant
Entre as modalidades não tradicionais haverá competições de futebol de campo e salão e voleibol
Entre os dias 12 e 19 de março de 2016 acontece na comunidade indígena de Filadélfia, pertencente ao município de Benjamin Constant (AM) a 1ª Copa Indígena do Alto Solimões. Estarão presentes atletas das etnias Ticunas, Caixana, Cambeba, Witoto, Cocama e Canamari da região.
Entre as modalidades não tradicionais haverá competições de futebol de campo e salão e voleibol, além de mais 19 modalidades tradicionais como a canoagem, corrida na Selva, zarabatana, arco e flecha e entre outras.
De acordo com o presidente da Liga Esportiva do Alto Solimões, Marcelo Pinto, já estão confirmadas a participação de sete delegações dos municípios do Alto Solimões entre elas: Tabatinga e São Paulo de Olivença, além de 30 comunidades do município de Benjamim Constant: “Teremos a participação de sete municípios Tonantins, Amaturá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Benjamim Constant e Atalaia do Norte”, diz. :: LEIA MAIS »
- 1