5-fotos_entrevista_novo_sec._sesai_rodrigo_rodrigues.fotoalejandrozambrana

O secretário especial de saúde indígena, Rodrigo Rodrigues, exaltou a relevância da criação da subcomissão

Como membro da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle – CFFC, o deputado federal Valtenir Pereira (PMDB/MT) apresentou requerimento para a criação de subcomissão especial para “fiscalizar e acompanhar a execução das ações estratégicas e os investimentos para a promoção, proteção e recuperação da saúde dos povos indígenas e tradicionais do Brasil.”

O parlamentar afirma que o objetivo principal da criação da subcomissão é discutir e acompanhar a implantação de políticas sociais e econômicas, além de importantes investimentos que visem a redução dos riscos de doenças e agravos que os povos indígenas e as comunidades tradicionais estão sujeitos diante de sua peculiar condição de sobrevivência. Após sua instauração, a subcomissão exercerá suas atividades pelo prazo de 180 dias, prorrogáveis por igual período.

Valtenir ressalta a importância de se levar ao….

Legislativo, temas sensíveis como este. “O Parlamento tem o desafio de ajudar a garantir o atendimento, com qualidade, dos Povos Indígenas e Tradicionais na rede especializada do Sistema Único de Saúde – SUS, tais como consultas, exames, cirurgias e internações, e ainda combater a grave e perversa discriminação que acontece com os índios, tão comum nas unidades hospitalares”.

O secretário especial de saúde indígena, Rodrigo Rodrigues, exaltou a relevância da criação da subcomissão, visto que a instituição atende mais de 5 mil aldeias espalhadas pelo Brasil, ou seja, uma população de quase 700 mil indígenas. “Vamos trabalhar para unir todas as forças em prol da melhoria de vida dos povos indígenas do Brasil, e certamente, com o apoio da Câmara e de parlamentares que apoiam e são compromissados com a causa indígena, iremos ampliar ainda mais o acesso desses povos à saúde de qualidade”.