terra indigena mineral

Há duas semanas os indígenas que estão de passagem por Ponta Grossa começaram a ser acolhidos na nova Casa do Índio. O local, de responsabilidade da Gerência de Proteção Especial, ligada a Secretaria Municipal de Assistência Social, fica no Jardim Carvalho em imóvel da própria Prefeitura. O Jornal da Manhã visitou a nova instalação na manhã de quinta-feira.
Atualmente, três famílias estão residindo no espaço de maneira rotativa (elas podem permanecer de três semanas a um mês), juntamente com uma quarta que será fixa na Casa. “Essa família também é de indígenas. A líder faz o Curso de Graduação em Enfermagem na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Ela será a responsável por auxiliar neste choque entre culturas já que está melhor adaptada a essa convivência, além de nos ajudar para que o local não seja depredado, como ocorreu com a antiga Casa do Índio”, afirma Tierri Angeluci, um dos responsáveis pelo serviço.Instalada anteriormente em Uvaranas, o espaço de acolhimento aos índios havia se tornado um problema. Os vizinhos passaram a reclamar das condições em que o imóvel se encontrava, principalmente em relação ao acúmulo de lixo e aparecimento de animais peçonhentos. O medo da ocorrência de um incêndio era outra preocupação levantada, pois culturalmente os indígenas utilizavam fogueiras na preparação dos alimentos.
Com base nas informações repassadas pela assessoria de imprensa da Prefeitura, o acesso a Casa do Índio será intermediado pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) “Acolher”, que desde fevereiro está funcionando nas dependências da Rodoviária de Ponta Grossa. Caberá a esses profissionais – assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais – orientar sobre como o espaço deverá ser utilizado.

Banco de Alimentos
Diferentemente do que acontecia na antiga Casa, o Serviço de Obras Sociais (SOS) também passará a fornecer de maneira sistemática produtos disponíveis em seu Banco de Alimentos. Prefeitura não descarta ainda a possibilidade de oferecer cursos de diferentes tipos de artesanatos para estimular a geração de renda entre os índios.