:: 22/abr/2020 . 22:41
Covid-19: Vamos Ajudar os Parentes Indígenas do Baixo Tapajós
Povos e organizações indígenas estão organizando campanhas de arrecadação de recursos para enfrentar a pandemia de covid-19
*CIMI
Nesse momento de pandemia do Coronavírus, nossas aldeias estão fechadas, e nós estamos em afastamento social. Nós somos, 13 povos, 70 aldeias e 19 territórios indígenas . A nossa principal fonte de renda é o Turismo, Com a pandemia do Coronavirus o Turismo está proibida em nossas aldeias por causa da contaminação. Estamos sem renda e não temos alimentos pras nossas famílias. (Somos um total de 6.000 indígenas)
Covid-19: Entidades temem avanço de grileiros em terras indígenas e disseminação do vírus
Organizações acusam governo federal de ser “anti-indígena” e Cimi cita que a terra Karipuna está em “situação de iminente genocídio”
presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Dom Roque Paloschi, diz estar preocupado com o avanço das ações de grileiros nas terras indígenas e a disseminação do novo coronavírus nas aldeias. O arcebispo de Porto Velho declarou que o Governo Federal tem sido “anti-indígena” referente à segurança dos povos. :: LEIA MAIS »
Opinião: Carta a Pero Vaz de Caminha
O dia 22 de abril de 1500 é o “dia do descobrimento do Brasil”. E pensando nesta data tive uma idéia inusitada, de escrever uma carta no ano de 2020, a Pero Vaz, com o intuito de relatar, o que sucedeu depois, que o Sr. Vaz escreveu e descreveu, a Terra de Vera Cruz ao rei D. Manuel. Pois esta carta de Pero Vaz é o documento que atesta a chegada dos portugueses nesta data. E como docente, vejo a importância de aguçar e promover o conhecimento, neste caso utilizando o genero textual ´´carta“, de maneira crítica e reflexiva
Prezado Sr. Pero Vaz de Caminha.
Como gostaria que o Sr. Pero Vaz, tivesse a oportunidade de ler o livro ´´As Veias Abertas da América Latina“, de um autor muito conhecido chamado Eduardo Galeano, para que compreendesse a real situação depois da descoberta da Terra de Vera Cruz, a terra paradisíaca, na qual o senhor descreve de modo tão sublime em sua carta, informativa ao rei de Portugal. :: LEIA MAIS »
- 1