:: 28/abr/2020 . 22:14
Ação Bahia: Combate e prevenção ao coronavírus para povos e comunidades tradicionais
Essa semana o programa Ação Bahia – Povos Tradicionais, da TVI de Itabuna, teve como foco principal a pandemia do Covid-19. Através de vídeos gravados pelos participantes. Magnólia Gouveia que comanda o programa, exibiu depoimentos, informações e ações de prevenção ao coronavírus nas comunidades tradicionais do estado. Nesta edição o programa contou com a participação de lideranças dos povos tradicionais, dentre elas os caciques Juvenal Payayá, Valdelice Amaral Tupinambá, Zeca Pataxó, o médico Indígena Vazigton Guedes, a liderança Quilombola José Ramos, o cantor Calinhos Brown, além do deputado estadual Marcelino Galo, e do deputado federal Afonso Florence. Confira clicando no vídeo acima.
BA: Jerônimo Rodrigues assina artigo no A Tarde em comemoração ao Dia da Educação
Clique aqui para ler a íntegra do texto
Ações adotadas no Hospital Regional Costa do Cacau continua firme com o combate ao COVID-19
A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), já adotava medidas, monitorava
casos suspeitos e publicava boletins epidemiológicos, mesmo antes do primeiro caso
notificado do novo coronavírus (COVID-19) no Brasil, confirmado pelo Ministério da
Saúde, em 26 de fevereiro de 2020, em São Paulo. :: LEIA MAIS »
Deputado quer cancelar norma que pode facilitar venda de terras indígenas
A Fundação Nacional dos Índios (Funai) mudou, no último dia 16, os procedimentos e critérios para a emissão de Declaração de Reconhecimento de Limites, o que foi encarado pela oposição como um “claro objetivo de facilitar a venda de áreas em Terras Indígenas (TIs), tratando-se de uma
ofensa à legislação brasileira”. Para revogar essa Instrução Normativa, o líder do PSB na Câmara, Alessandro Molon (RJ), criou um Projeto de Decreto Legislativo (PDL). :: LEIA MAIS »
Yanomami: MPF cobra ações para impedir coronavírus na terra indígena
Calamidade Pública: ALBA torna obrigatório o uso de máscaras na Bahia durante pandemia
- Os deputados Fabrício Falcão (PC do B) e Ivana Bastos (PSD), são os autores do projeto que decreta o “estado de calamidade pública”
Quem precisar sair à rua enquanto durar o estado de “calamidade pública” na Bahia terá de usar máscara de proteção. Esta foi a principal decisão da sessão virtual realizada pela Assembleia Legislativa da Bahia. A aprovação em dois turnos dispensou formalidades regimentais foi por unanimidade, a matéria disciplina a utilização desse principal item de proteção individual contra a propagação do novo coronavírus.
Elaborado pelos deputados Fabrício Falcão (PC do B) e Ivana Bastos (PSD), o projeto de lei nº 23.848/2020 é direcionado a todos os municípios nos quais vigoram decretos legislativos de reconhecimento de “estado de calamidade pública”. Para o presidente do Legislativo, deputado Nelson Leal, todos precisam se conscientizar sobre o risco representado pelo Covid-19 e se juntar ao esforço de contenção da pandemia:
- 1