CERTUS 02

Os povos indígenas contribuíram para a formação da cultura brasileira com vários aspectos marcantes. Os costumes desse povo são encontrados em palavras do nosso vocabulário, em nomes de cidades, em alimentos que consumimos e vários outros fatores do nosso cotidiano. Mesmo tendo relevância, o conhecimento sobre os índios ainda é escasso em nosso país.

No dia 19 de abril comemora-se o Dia do Índio no Brasil, um momento para relembrarmos algumas características importantes dessa cultura. O órgão encarregado por cuidar do povo indígena é a Fundação Nacional do Índio (Funai). Ele é responsável por defender os direitos e estabelecer políticas públicas que favoreçam a preservação dos costumes e da população indígena.

Neste texto, abordaremos a importância de conhecer e estudar sobre a cultura indígena, formadora de grande parte dos hábitos brasileiros. Além disso, listaremos cinco características marcantes para entender a sua importância na nossa sociedade. Confira!

Importância da cultura indígena

A soma de tudo o que foi produzido, vivido e pensado pelos povos indígenas é o que podemos chamar de cultura indígena. Portanto, conhecê-la é aprender sobre costumes, línguas, alimentação e diferentes comportamentos, que estão espalhados pela variedade de tribos e etnias indígenas.

A cultura, de modo geral, é um processo que envolve variados aspectos de uma sociedade. Religião, alimentação, relacionamentos, são alguns dos fatores que contribuem para a formação de uma cultura de determinado lugar.

Com o processo de colonização praticado pelos europeus, muitos aspectos da cultura dos índios foram ignorados e, até mesmo, exterminados. Tal fenômeno aconteceu de forma violenta e causou a exploração das riquezas e do trabalho, dizimando a população indígena brasileira.

Porém, ao estudar sobre esses costumes, podemos compreender de forma mais clara algumas práticas e palavras que, ainda hoje, utilizamos em nosso cotidiano. Valorizar a história indígena brasileira é preservar a nossa história.

Compreendidos alguns aspectos importantes da cultura indígena, vamos conhecer um pouco mais sobre ela?

Características da cultura indígena

1. Alimentação

De modo geral, os índios que vivem em aldeias com pouco contato com as cidades, costumam ter uma vida saudável. A alimentação nessas aldeias é composta de alimentos retirados diretamente da natureza. Dessa forma, eles conseguem se livrar dos efeitos dos agrotóxicos e produtos químicos.

A influência indígena para os hábitos alimentares brasileiros é muito rica. Entre sua vasta contribuição, os vegetais mais famosos são: a mandioca, o milho, o amendoim, o abacaxi e o caju. Alguns ganharam notoriedade nas dietas, como a tapioca e o açaí, grandes alinhados para uma alimentação saudável.

2. Vocabulário

A nossa língua é recheada de palavras e termos originalmente indígenas. De acordo com a Funai, existem cerca de 274 línguas faladas pelos índios. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, não tinham nenhum conhecimento sobre a fauna e a flora brasileira. Desse modo, os índios ensinaram os europeus e, por isso, a maioria das palavras que indicam conceitos acerca da biologia e das localidades têm uma origem indígena.

Palavras como caipira, canoa e capim estão no nosso vocabulário, assim como nomes de cidades, como Jundiaí e Uberaba, bairros, como Ipanema, Anhangabaú e Bangu e estados como Paraná, Pará e Piauí. Uma mistura que dá o tom do Brasil.

3. População

Desde a descoberta do Brasil, em 1500, até os dias atuais, a população indígena decresceu de forma significativa e muitas tribos foram extintas. O crescimento das áreas urbanas, a tecnologia e a falta de políticas públicas no passado, foram fatores determinantes para isso. A chegada dos portugueses também trouxe doenças que não existiam em território brasileiro, levando vários índios à morte.

Segundo o Censo de 2010, existem pouco mais de 800 mil índios vivendo no Brasil, o que significa 0,4% da população. É interessante notar que cerca de 500 mil vivem em áreas rurais e outros 300 mil estão nas áreas urbanas.

Esses índios estão divididos em mais de 300 etnias. Guarani, Ticuna, Caingangue, Macuxi e Terena são as cinco maiores tribos encontradas no Brasil e se dividem, principalmente, nos estados da região sul e sudeste, além do Mato Grosso do Sul.

4. Costumes diferentes

Ainda que possam existir várias diferenças culturais dentro da variedade de tribos e etnias, há pontos que se assemelham mesmo em tribos diferentes. Com o processo forçado de colonização, os povos indígenas foram obrigados a se agrupar, muitas vezes, sem respeitar as diferenças existentes em cada tribo.

Os rituais de passagem são alguns dos costumes que pertencem a mais de uma tribo. São as cerimônias que marcam a mudança, de um grupo ou indivíduo, de uma situação social para outra. Entre eles podemos citar os ritos de iniciação, de matrimônio, os relacionados às mudanças de estações e alguns ligados à morte.

5. Arte

A cultura indígena também é muito rica no aspecto artístico. Porém, a arte para eles nem sempre é um fim em si mesmo e tem mais significados. As músicas, pinturas e objetos também podem ter uso religioso e ritualístico. As plumas coloridas, por exemplo, estão ligadas a simbologias de guerra ou posição social, assim como as músicas às cerimônias religiosas.

O artesanato também se destaca na produção artística indígena. O que antes servia para satisfazer as necessidades cotidianas, hoje também tem um papel de gerar renda para as comunidades e tribos. Os objetos mais conhecidos são as cestas, bolsas e esteiras, todas feitas à mão, além de panelas e esculturas.

A genialidade do artesanato dos índios está na capacidade de usar a matéria-prima disponível e as técnicas de manufatura corretas, para o desenvolvimento dos objetos e instrumentos necessários para a sobrevivência.

Conhecer para respeitar. De tudo que você leu até aqui sobre a cultura indígena — alimentação, vocabulário, arte e costumes — fica a responsabilidade de cumprirmos com a nossa parte para que essa população seja preservada. Um país que não valoriza a sua história, pode não ter história para contar no futuro. Por isso a importância de valorizarmos os índios e sua cultura.

Fonte: Certus