INDIA-min-e1602111342540

Liderados pela deputada de origem indígena Joenia Wapichana (Rede-RR), parlamentares do PT, PSB, PDT, PCdoB, Rede e PSOL, deram entrada na Câmara dos Deputados num pedido para a criação de uma comissão externa a fim de acompanhar a situação dos povos indígenas durante a epidemia do coronavírus.

“A pandemia do novo coronavírus ainda continua no Brasil e afeta milhares de brasileiros, incluindo os povos indígenas que sofrem os impactos em seus territórios e no contexto urbano”, afirmou Joenia Wapichana (foto).

Segundo o Comitê Nacional de Vida e Memória Indígena, são 35.024 indígenas infectados, 838 mortes e 158 povos afetados pela covi-19 no país.

O pedido foi feito sem ônus e cabe ao presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidir sobre o assunto. No documento, os parlamentares apontam uma situação crítica com a diminuição das ações de proteção e vigilância dos territórios por parte da Funai (Fundação Nacional do Índio).

Segundo eles, isso deixou os povos indígenas vulneráveis às ameaças de grileiros, garimpeiros, madeireiros e outros agentes que agem criminosamente.

“No ano passado, foram sete indígenas mortos protegendo seus territórios, diante da negligência do estado brasileiro”, criticam.

A situação é pior nas terras dos povos indígenas isolados, afetadas tanto pelas queimadas criminosas, desmatamento descontrolado, ocupação e exploração ilegal.

 

Yanomami

Os deputados apontam o avanço desenfreado da mineração ilegal nas terras dos Yanomami, no Amazonas e Roraima.

“Só nas terras dos Yanomami já são mais de 20 mil garimpeiros. O garimpo aumentou a crise sanitária e fragilizou ainda mais os controles e abriu brechas para a ação dos invasores e de doenças”, dizem.

O Conselho Indígena de Roraima lembrou que a Hutukara, e os Munduruku, por exemplo, têm alertado que a movimentação de garimpeiros e dos empresários que os financiam, está gerando um cenário de alto risco.

A situação apresenta sérios riscos para a saúde em decorrência do derrame de mercúrio em riose córregos na extração de ouro.

A ideia é averiguar se as ações emergenciais estão sendo implementadas pelo governo para minimizar o impacto da pandemia nas aldeias.

Assinam o requerimento os deputados: Joenia Wapichana (Rede-RR), Perpétua Almeida (PCdoB-AC), Alice Portugal (PCdoB-BA), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Renildo Calheiros (PCdoB-PE), Patrus Ananias (PT-MG), Camilo Capiberibe (PSB-AP), Fernanda Melchionna (PSOL-RS), Edmilson Rodrigues (PSOL-PA), Nilto Tatto (PT-SP), Professora Rosa Neide (PT-MT), Ivan Valente (PSOL-SP), Túlio Gadêlha (PDT-PE), Erika Kokay (PT-DF), Airton Faleiro (PT-PA), Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Rodrigo Agostinho (PSB-SP).

Foto:  Eric Marky Terena/Mídia Índia