Deputada Neusa Cadore - Foto ASCOM -ALBA

A deputada estadual Neusa Cadore (PT) foi eleita 4ª secretária da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), passando a integrar a Mesa Diretora que irá conduzir os trabalhos durante o biênio 2021-2023. A eleição ocorreu nesta segunda-feira (01) e confirmou ainda a condução de Adolfo Menezes (PSD) para o presidir a Casa pelos próximos dois anos.

Neusa destacou o trabalho realizado pelo ex-presidente Nelson Leal (PP) e parabenizou o novo chefe do legislativo, Adolfo Menezes. É a primeira vez que a deputada Neusa assume um cargo na Mesa. Neusa reafirmou a importância da participação das mulheres nesses espaços de poder e lembrou a sua luta para garantir a representação feminina.

A deputada Neusa Cadore têm grande atuação parlamentar nas causas indígenas. Foto; Walney Magno

 “Apresentei em 2009, e em 2015, uma Proposta de Emenda à Constituição para garantir a participação feminina na Mesa Diretora e nas Comissões da Assembleia Legislativa. Se queremos transformar a realidade tão desigual temos que travar essa batalha aqui. Ocupar este espaço representa um avanço, mas ainda precisamos dar passos mais largos para garantir a efetiva participação das mulheres”, avalia Neusa.

 

História

 

Neusa Cadore é natural de Santa Catarina e chegou à Bahia em 1984 para desenvolver um trabalho missionário em Comunidades Eclesiais de Base. Foi prefeita de Pintadas por dois mandatos consecutivos (1997 a 2004). Sua atuação em parceria com os movimentos sociais transformou o pequeno município em uma referência do modo petista de governar no Brasil.

 

Em 2006, foi eleita deputada estadual. Neusa foi reeleita três vezes para o legislativo baiano (2010, 2014 e 2018). Ela foi relatora da Lei de apoio ao Cooperativismo e teve participação destacada em outras leis como a que instituiu o apoio às Escolas Famílias Agrícolas. Participou de várias Comissões Parlamentares, exerceu a vice-presidência da Comissão de Agricultura e Política Rural, presidiu as Comissões dos Direitos da Mulher e a de Direitos Humanos e Segurança Pública, além de ser Líder da Bancada Feminina.

*Assessoria