CLIQUE AQUI E ASSISTA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA.

Com o título “Dia do Índio sem Comemorações”, a TV Santa Cruz exibiu uma grande reportagem nesta segunda-feira (19), feita nas aldeias Acuipe de Baixo e Itapoan, de Ilhéus na Bahia, para falar sobre as comemorações do 19 de abril, data onde se celebra o ” Dia do Índio”, que foi classificada pela Cacique Valdelice Tupinambá, com uma data sem o que comemorar. A cacique Valdelice Amaral Tupinambá, falou da falta da infraestrutura nas aldeias, principalmente na educação, onde falta energia e internet, para a realização das aulas remotas nas aldeias.

Roger Sarmento apresentador e repórter da Santa Cruz

Durante a reportagem realizada pelo jornalista Roger Sarmento, os Caciques e lideranças indígenas protestaram numa reunião de caciques, e denunciaram principalmente as dificuldades de acesso aos serviços de saúde e educação.

pixixica

A conselheira de Saúde Indígena Rosilene Tupinambá, falou da redução do abastecimento do combustível, pela Sesai para realização das vicinais da Covid-19.

CLAUDIO OK

O vereador indígena Cláudio Magalhães que acompanhou toda as atividades, afirmou durante a reunião, que um dos maiores desafios dos Tupinambá ´é a demarcação de terra.

val

O cacique Valdenilson Tupinambá registrou que através de entidade indígena em Brasília, realizou a cobrança ao governo federal sobre dos recursos no orçamento do governo.

GILDO OKMMMMMMM

Já o presidente do conselho Local de saúde, o cacique Gildo Tupinambá, disse que a falta de apoio dos órgãos público, vêm prejudicando muito as comunidades, principalmente pela falta de contratações de profissionais de saúde. Confira acima o vídeo da matéria na íntegra.

Da Redação