ALESSANDRO UESC

O  reitor Alessandro Fernandes de Santana e o vice-reitor, Mauricio Santana Moreau, recebem manifestação de apoio à reeleição da Uesc

 

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) deu início ao processo de eleição para Reitoria, visando o mandato do quadriênio 2024-2028. Na quinta-feira, dia 19 de outubro, pela manhã, reitor Reitor e vice-reitor da Uesc oficializam candidatura à reeleição e recebem manifestações de apoio protocolaram a inscrição da chapa para concorrerem ao segundo mandato à frente da gestão da Universidade.

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) deu início ao processo de eleição para Reitoria, visando o mandato do quadriênio 2024-2028. Na quinta-feira, dia 19 de outubro, pela manhã, reitor Alessandro Fernandes de Santana e o vice-reitor, Mauricio Santana Moreau protocolaram a inscrição da chapa para concorrerem ao segundo mandato à frente da gestão da Universidade.

O ato de inscrição da chapa aconteceu com a demonstração de apoio ao reitor por parte de dezenas professores, servidores técnicos e analistas, estudantes, trabalhadores terceirizados e lideranças políticas do Sul da Bahia. Também estiveram presentes o ex-reitores da Uesc, realizada em clima de festa, com a presença de dezenas de servidores docentes, técnicos, analistas, terceirizados, reitores de gestões anteriores, como o diretor-geral da Fespi, Aurélio Farias de Macedo, a reitora Reneè Albagli Nogueira (1996-2004) e o reitor Joaquim Bastos (2004-2012).

 

O protocolo da candidatura contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, o presidente da Amurc e prefeito de Coaraci, Jadson Albano, e dezenas de vereadores de Ilhéus, Itabuna e de outros municípios da região, além de representantes da sociedade civil organizada, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e lideranças comunitárias do Bairro Salobrinho, onde está situado o Campus da Uesc.

 

Na oportunidade, o reitor Alessandro Fernandes agradeceu ao apoio de toda a comunidade acadêmica, aos sindicatos Adusc e Afusc, às lideranças políticas e comunitárias, que de muitas formas participaram da gestão, marcada por um período pandêmico e de isolamento social. No entanto, foi nesse momento de tantos obstáculos e muitas perdas, que a Uesc atuou com protagonismo na região, mantendo suas atividades e prestando serviços à comunidade.

 

O reitor fez um destaque especial aos docentes que na última eleição participaram democraticamente do pleito e que hoje somam seus apoios à gestão, numa demonstração de maturidade institucional, a exemplo dos professores Cristiano Bahia, Ronan Xavier, Guilhardes Júnior.

 

Durante o ato de inscrição da chapa, também foi protocolado um plano de gestão contendo propostas para o desenvolvimento da instituição nos próximos quatro anos. O reitor e o vice acrescentaram que no curso do processo eleitoral serão adicionadas outras propostas a serem formuladas por todos os segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade, em geral.

Após o período de inscrição de chapas e de possíveis impugnações, o calendário eleitoral indica que a campanha dos postulantes à reitoria tenha início no dia 6 de novembro. A votação, apuração e proclamação dos resultados ocorrerá no dia 28 de novembro de 2023. Todo o processo de escolha do novo reitor da Uesc é coordenado por uma comissão, conforme deliberação do Conselho Universitário (Consu), na Reunião Extraordinária realizada no último dia 2 de agosto.