:: nov/2025
Patrícia Pataxó celebra demarcações de terras indígenas na Bahia: “Igualdade racial e justiça social”

Superintendente destaca avanço histórico com novos territórios homologados e pede continuidade das demarcações no estado
A superintendente de Políticas para os Povos Indígenas da Bahia, Patrícia Pataxó, comemorou as novas demarcações homologadas pelo presidente Luiz Lula da Silva (PT) e classificou o momento como um marco para o enfrentamento ao racismo estrutural. Durante evento do Governo da Bahia nesta quarta-feira (19), na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, ela afirmou que as medidas representam “um avanço decisivo para garantir direitos e direitos e proteger comunidades tradicionais”. :: LEIA MAIS »
Governo do Brasil avança na demarcação de dez terras indígenas

Ato foi oficializado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, no Dia dos Povos Indígenas na COP30
O Governo do Brasil anunciou a demarcação de dez terras indígenas nesta segunda-feira, 17 de novembro, Dia dos Povos Indígenas na COP30. As portarias foram assinadas pelo ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski, em ação conjunta com o Ministério dos Povos Indígenas (MPI).
Entre os territórios, está o Tupinambá de Olivença (BA), cuja demarcação havia sido prometida durante o ato de devolução do Manto dos Tupinambá — artefato que permaneceu 300 anos exposto em um museu na Dinamarca e retornou ao Brasil no ano passado.
BAHIA CONVOCA PROFESSORES INDÍGENAS APROVADOS EM SELEÇÃO

Acesse a lista de professores indígenas convocados
A Secretaria da Educação da Bahia fez a quarta convocação do Processo Seletivo Simplificado para a função de professor indígena. Desta vez, foram convocados mais 41 candidatos selecionados pelo Edital SEC/Sudepe nº 03/2025, destinado à contratação temporária sob o Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), em caráter emergencial. Acesse a lista de convocado a partir da página 16 da edição desta sexta-feira (7) do Diário Oficial do Estado.
BA: “Quando uso o meu cocar indígena, não o utilizo como enfeite, mas como símbolo da minha origem”, diz Jerônimo Rodrigues ao anunciar R$ 500 milhões em investimentos para os povos originários

Foto: Matheus Landim/GOVBA
Presente na 7ª edição do Acampamento Terra Livre Bahia 2025 (ATL-BA), evento promovido pelo Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba), o governador Jerônimo Rodrigues reafirmou, nesta quinta-feira (6), na área verde da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador, o compromisso com a valorização dos povos originários. Educação, habitação, saúde, cultura, infraestrutura, abastecimento de água e desenvolvimento rural foram as áreas contempladas com assinaturas de convênios e autorizações de licitação, somando R$ 500 milhões em investimentos.
Com o tema “Clima e Território: duas lutas, um direito”, o encontro – apoiado pelo Governo do Estado – teve início no último domingo (2), reunindo mais de 2 mil indígenas de 55 municípios do território baiano. O evento foi encerrado pelo governador. “Quando uso o meu cocar indígena, não o utilizo como enfeite, mas como símbolo da minha origem. Hoje anunciamos um conjunto de investimentos que garantirá às comunidades indígenas o que lhes é de direito”, afirmou o chefe do Executivo baiano. :: LEIA MAIS »
- 1












