35649-descobrimento-brasil

O dia 22 de abril de 1500 é o “dia do descobrimento do Brasil”.  E pensando nesta data tive uma idéia inusitada, de escrever uma carta no ano de 2020, a Pero Vaz, com o intuito de relatar, o que sucedeu depois, que o Sr. Vaz escreveu e descreveu, a Terra de Vera Cruz ao rei D. Manuel. Pois esta carta de Pero Vaz é o documento que atesta a chegada dos portugueses nesta data. E como docente, vejo a importância de aguçar e promover o conhecimento, neste caso utilizando o genero textual ´´carta“, de maneira crítica e reflexiva

Prezado Sr. Pero Vaz de Caminha.

Como gostaria que o  Sr. Pero Vaz, tivesse a oportunidade de ler o livro ´´As Veias Abertas da América Latina“, de um autor muito conhecido chamado Eduardo Galeano, para que compreendesse a real situação depois da descoberta da Terra de Vera Cruz, a terra paradisíaca, na qual o senhor descreve de modo tão sublime em sua carta, informativa ao rei de Portugal.  Fiquei atenta as suas palavras registradas e na descrição, que faz de uma terra que tudo dá, realmente isso é verídico, aqui encontramos especiarias tão cobiçadas, pau brasil e mesmo que de início a coroa portuguesa, não tenha encontrado metais preciosos, vocês lusitanos experientes em navegações, logo colocaram os bandeirantes a procura de ouro e sabiam que encontrariam, na terra que tudo produz.

Até concordo que sua carta é um documento de suma importância, para conhecer nossa história. Creio que se não fosse pela ambição de vocês, nem estaria aqui escrevendo essa carta, pois sou de descendência africana, meus antepassados que foram julgados sem alma, foram trazidos como bichos e jogados nos porões de seus navios, para substituir os indígenas no trabalho braçal. Detalhe, como escravos sem as mínimas condições que os Direitos Humanos coloca para qualquer cidadão.

Sendo assim, estaria em outro continente e provavelmente nem ouviria falar dessa carta, que o senhor escreveu, ´´tal“ carta que desde da tenra idade na educação básica, ouço os professores falarem e olha que já estou na segunda graduação.

Então depois de tanto discutir, sobre a carta do descobrimento do Brasil, descrevo um ponto de vista bem sensato e sem rodeios.  Vocês lusitanos letrados, trouxeram o genocídio para a terra das palmeiras onde canta o sabia.

Como já comentado sobre o autor Eduardo Galeano, ele menciona: ´´alguns países se especializam em ganhar e outros a perder “. Seu país professando estar em nome de Deus e da igreja Católica, através de uma guerra santa, propagaram a fé por meio de indulgências  e saquearam as riquezas. O mais inusitado é que se lermos o livro sagrado, nele relata que o filho de Deus Jesus, expulsou os cambistas e comerciantes do templo, santa ignorância se pensarmos que vocês não agiram como comerciantes.

Então deduzo que estavam em nome do deus descrito em 2º Coríntios 11:14, onde diz: ´´ que satanás se transforma em anjo de luz“.  Sim, a igreja um anjo de luz, veio para catequizar e dizimar os indígenas e julgar outros de não possuir alma.

Quando o senhor descreve os indígenas, para muitos pode parecer uma poesia, fala da sua inocência e os descrevem como pessoas boas. Sim, os indígenas eram bons tinham conhecimentos variados de astronomia, engenharia, agricultura, etc.  Mas  infelizmente não conheciam a pólvora, ferro, roda, arado, vidro…

O Sr. Sabia? Que a população indígena das Américas eram não menos que 70 milhões e um século e meio depois, que vocês conquistadores apareceram estavam reduzidos a 3,5 milhões e hoje tenho vergonha de te contar o número de indígenas na América e imagina no Brasil, deixarei um incentivo para o senhor procurar no Google.

Hum! Relatar como os indígenas atualmente vivem é constrangedor, lutam para terem seus direitos, de algo que sempre foi deles as ´´ terras “, sua língua nativa e cultura, em pequenas aldeias demarcadas pelo governo. Meu Deus! Quase se esqueci de te falar, não temos mais um rei, hoje se dá o título de presidente, cujo seus interesses ainda são os mesmo, damos o nome de capitalismo.

Resumindo senhor Pero Vaz, a riqueza que aqui se encontrava no período denominado de quinhentista e que ainda resta em 2020, gera nossa pobreza pois nutrimos e continuamos a nutrir a prosperidade de outros países. O Éden República Federativa do Brasil, causou uma atrocidade, nas mãos de vossa coroa. Ainda tem marcas dolorosas desde que o senhor enviou sua carta à Portugal aguçando o monopólio desse país.

Atenciosamente,
S.O.S.Pereira