cacique Alicio caminhada

Encontro de Educação Quilombola ocorre de 25 a 27 de outubro no Amapá.
Serão realizadas rodas de conversa, conferência, oficinas e mostras.

A necessidade da valorização cultural por meio da educação será tema de debate durante o 3º Encontro Estadual de Educação Quilombola, que ocorrerá no período de 25 a 27 de outubro no auditório do Sebrae, em Macapá. O evento vai reunir representantes de comunidades quilombolas e indígenas do estado e será aberto ao público.

Com o tema “A educação como caminho de transformação social para a diversidade negra e indígena”, o encontro realizará rodas de conversa, conferência, oficinas, mostra de vídeos, além de apresentações culturais e artesanato.

Segundo o coordenador Alci Jackson Soares, o encontro foi idealizado com o intuito de reunir propostas para as escolas que estão nas comunidades, visando a valorização das raízes culturais dos estudantes e a formação dos profissionais de educação.

“O encontro será aberto ao público e dará direito a certificado de participação e serão feitas conferência e roda de conversa para falar como está sendo trabalhada a educação escolar quilombola e indígenas nas comunidades e aldeias, valorizando a origem dos alunos”, disse o coordenador.

Segundo Soares, o encontro terá, ainda, a escolha da logomarca da rede de Escolas Quilombolas Estaduais (CEE), a qual dará identidade visual à organização. “Esta é uma forma de fortalecer os contatos e a mudança de direção na educação das comunidades quilombolas e indígenas”, completou.