O Cacique Lázaro Kiriri no momento que liderou a manifestação dos povo Kiriri de Banzaê

A liderança indígena José Francisco da etnia Kiriri, morre atropelado  aos 84 anos, na BA-388, e motiva uma grande manifestação sem data pra terminar

Vitima de atropelamento na tarde da última sexta-feira (25),  na BA-388, faleceu o conselheiro indígena José Francisco dos Santos, do povo Kiriri de Banzaê da Bahia, motivou o fechamento total da rodovia, seguido de protestos manifestações  em defesa dos direitos dos povos indígenas.

O ancião José Francisco Kiriri, tinha 84 anos, e era muito querido na comunidade local, onde atuava no setor de saúde e da educação, como também era reconhecidamente uma grande liderança dentro do movimento indígena do estado.

 

Movimento indígena da Bahia perde o Conselheiro José Francisco Kiriri.

O atropelamento que vitimou o conselheiro José Francisco, aconteceu nesta sexta-feira, e não contou com a assistência do motorista responsável, que não prestou socorro, e evadiu-se do local.

As manifestações sem previsão para terminar, tem como objetivos principais: a prisão do responsável pela morte do ancião vítima do atropelamento; melhoria na iluminação e Sinalização da rodovia, e a construção dos acostamentos nas vias laterais da BA 388, bem como a vigilância nas aldeias.

 

Tristeza e dor marcam momentos da manifestação dos Kiriri em Banzaê

As lideranças Kiriri prometerão só acabarem com a mobilização, após a chegada dos representantes dos órgãos governamentais do município, estado, e do governo federal, visando entregarem as demandas pleiteadas pelas lideranças daquela localidade.

OO1

Kiriri pedem justiça e dizem não ao genocídio praticado pelo governo federal

 

Indígenas anunciaram que aguardarão no local pela prisão dos responsável

A mobilização não têm previsão pra terminar

Jovens e anciãos também participam dos protestos

Informações: Das Lideranças local.
Fotos: Adenilza Kiriri.