velorio do indio

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, está na área de conflito em Caarapó na tarde desta quinta-feira (16). Os membros Paulo Pimenta (PT-RS) e Padre João (PT-MG), acompanhados do deputado federal Zeca do PT (PT-MS) seguiram para o local onde índios fazem o velório de Clodioldo Adileu Rodrigues de Souza, 20, vítima fatal do confronto.

Ao chegar à área de conflito, os membros da comissão não quiseram conceder entrevista à imprensa. Eles chegaram ao local pela área de tensão que está bloqueada por policiamento, e seguiram junto com os índios para o local do velório.

As informações obtidas pela reportagem no local são de que eles iriam receber durante o velório um relatório de lideranças sobre as reivindicações. O índio é velado e será enterrado próximo ao local do confronto, já que este fica perto da aldeia Tey Kuê.

O clima no local continua tenso. Dados preliminares apontam pelo menos cinco fazendas e oito sítios estão ocupados por índios. Eles reivindicam as terras alegando que são tradicionais indígenas e pedem demarcação. Já há um estudo antropológico sobre essa região.

O conflito na área teria começado na noite de domingo (12), quando um funcionário da Fazenda Ivu – que fica próxima a aldeia Tey Kuê – teria afirmado ao proprietário rural que foi ameaçado por um índio ao tentar chegar à propriedade. Na manhã de segunda-feira (13), o dono da fazenda foi à Polícia Civil para registrar a ocorrência relatando este caso.

Na manhã de terça-feira (14), a tensão tomou conta do local e houve confronto. Esse resultou em vários índios feridos e na morte de Clodioldo, que é agente de saúde e filho do vice capitão da aldeia Tey Kuê.