WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



junho 2016
D S T Q Q S S
« mai   jul »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  


:: 23/jun/2016 . 14:43

Um adeus à protagonista e símbolo de luta indígena em Mato Grosso do Sul

cacique terena

Símbolo de luta, Enir Terena aos 61 anos de idade segue para outro plano, pois, a morte para o Terena culturalmente inexiste. O Terena não morre, ele muda de lugar, assim nos é repassado. Autora de várias lutas e conquistas, Enir tornou-sea primeira mulher cacique da etnia Terena no estado de Mato Grosso do Sul, que culminou em dois mandatos consecutivos e legitimado pela sua comunidade, a aldeia urbana Marçal de Souza, localizada na Capital do Estado.

Oriunda da aldeia Limão Verde, situada no município de Aquidauana, Enir Bezerra ainda em sua adolescência, por decisão de seus familiares, migrou para cidade de Campo Grande em busca do trabalho remunerado. Já em sua fase adulta, sua luta foi de muitos anos até culminar com a fundação da aldeia… :: LEIA MAIS »

Política – ONU denuncia ataques contra os índios Guarani Kaiowá no Brasil

BABAU E EMBAXADORA DA ONU
A relatora das Nações Unidas sobre os direitos dos povos indígenas, Victoria Tauli-Corpuz,
condenou nesta quarta-feira os recentes ataques à comunidade Guarani-Kaiowá no Brasil.

O especialista pediu às autoridades brasileiras que adotem medidas urgentes para prevenir mais assassinatos e investiguem profusamente o ocorrido para poder processar os responsáveis.

Em 14 de junho, jagunços supostamente contratados por um grupo de fazendeiros mataram o agente de saúde pública Clodiodi de Souza, membro da etnia guarani-kaiowá, de 23 anos, que foi assassinado a tiros cabeça.

Outros seis indígenas ficaram feridos, entre eles uma criança de 12 anos.

Os agressores proferiram insultos racistas e queimaram os pertences de um grupo de guaranis que tinha ocupado uma fazenda em Caarapó, no estado do Mato Grosso do Sul.

A fazenda se encontra em terras ancestrais que foram…………. :: LEIA MAIS »

Amzônia – Em terra de índio, a mineração bate à porta

Órgãos federais têm posição oposta sobre a validade de registrar processos minerários em território indígena

*Caco Bressane

terra indigena mineral                                                                                                                                                                                                                      Yanomami chegam a ter 92% das pessoas contaminadas por mercúrio / Marcos Wesley/ISA

Atualmente, mesmo antes de qualquer regulamentação que trate especificamente da mineração em terras indígenas, um quarto delas registra processos minerários no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), autarquia ligada ao Ministério de Minas e Energia (MME), responsável pelas atividades mineradoras do país.

Levantamento da Pública com base em dados do Instituto Socioambiental (ISA) e do DNPM mostra que a mineração, uma atividade que sobrevive do proveito da terra, sobretudo a inexplorada, está cada vez mais atraída pelos territórios indígenas do Brasil. Na Amazônia Legal, por exemplo, região que engloba nove estados, um terço das áreas indígenas tem processos desse tipo, que vão do desejo de explorar ouro, diamante e…… :: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia