Mapas e registros cartográficos inéditos, analisados por Paulo Tavares, professor e pesquisador da UnB (Universidade de Brasília), mostram em detalhes como era a presença indígena na área da usina hidrelétrica de Itaipu, no Paraná, antes das obras e da consequente inundação do local, na década de 1970.
‘Amazônia é como a vagina do mundo’, afirma líder indígena Célia Xakriabá
“Bolsonaro gosta de dizer que os povos indígenas estão se tornando mais humanos, mas os povos indígenas não gostam do tipo de humanidade que não respeita a terra, não respeita os animais, porque só se sabe ser humano se você sabe ser uma planta, como ser uma semente, como ser alimento”
Em entrevista ao jornal inglês The Guardian, a líder indígena Célia Xakriabá, ativista que atua pela proteção das florestas brasileiras, defendeu que participação feminina é essencial para a preservação da biodiversidade e dos povos indígenas do Brasil. Para ela, “o século 21 é o século da mulher indígena”. :: LEIA MAIS »
O índio e o Dilema na política
*Agnaldo Pataxó hã hã hãe
indígenas do Brasil e do mundo, culturalmente cada povo sempre conduziu o seu povo baseado do respeito aos mais fortes e aos mais sábios exercendo assim alianças entre povos para combater outros povos pela luta pela sobrevivência , quando o Brasil foi invadido houve grande resistência de nós índios brasileiros e a resistência foi feita de várias formas de acordo com a disputa feita tradicionalmente pelo território, pelo povos que aqui habitavam, e assim às vezes determinado povo fazia aliança com outro povo e às vezes fazia aliança com o invasor no intuito de :: LEIA MAIS »
BA: Estado inicia hoje testagem do novo Coronavírus em escolas estaduais indígena de Ilhéus

Profissionais da educação indígena participando das ações do combate ao Covid-19, da secretaria de educação do estado.
Daniel Munduruku: “Únicos comunistas no Brasil chamam-se povos indígenas”
modo de vida simples, que dividem tudo entre si. Aí eu entendi quais eram os socialistas que estavam sendo perseguidos [pelo governo Bolsonaro]. São aqueles que ainda seguram a fronteira do capitalismo, que se chocam frontalmente com isso. É a última fronteira a ser conquistada.
É aquilo que os militares tentaram fazer, nos anos 70, e não conseguiram.Nesse sentido os últimos socialistas somos nós.” Daniel Munduruku, 56, é socialista duas vezes, segundo seu conceito: por nascença e por opção. Indígena do povo Munduruku, Daniel nasceu em Belém, e passou os primeiro sete anos de sua vida na aldeia Maracanã, interior do Pará. :: LEIA MAIS »
Advogado de Aquidauana é o 1º indígena a vencer ação no STF
Eloy Terena teve participação decisiva para que o STF obrigue o Governo Federal a adotar medidas de prevenção contra o coronavírus nas aldeias brasile
Na última quarta-feira (05), o STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu, com unanimidade, impor que o governo Jair Bolsonaro adote medidas de proteção aos povos indígenas durante a pandemia do coronavírus. A ação de jurisdição constitucional foi defendida pelo advogado Luiz Henrique Eloy Amado, indígena nascido em aldeia de Aquidauana. Esta foi a primeira vez, desde a criação do tribunal, que uma pessoa autodeclarada indígena venceu uma ação na Corte. :: LEIA MAIS »
“Traidor do Povo”: Deputado Uldurico Junior é hostilizado em Feira Livre de Caravelas
“Votou contra a prorrogação do auxílio emergencial e agora aparece com seu pré-candidato, David da Caixa. Esse povo acha que a gente é besta”, disse um feirante.
Aos gritos de “traidor do povo”, o deputado federal Uldurico Júnior (PROS), deixou a feira livre da cidade de Caravelas às pressas, neste sábado, 08 de agosto,acusado de ter votado contra a prorrogação do auxílio emergencial. O deputado estava acompanhado pelo pré-candidato a prefeito Neovaldo David de Oliveira, o “David da Caixa” e a vereadora Raquel Boa Morte, esposa de David da Caixa, e assessores. :: LEIA MAIS »
Indígenas recorrem à medicina tradicional no tratamento contra a covid-19

O pajé Diakara Desano, da etnia desano, segura folhas que usará para fazer chá e tratar os doentes de sua comunidade, na periferia de Manaus (AM). Com a memória viva de outras epidemias, Diakara reivindica a valorização da sabedoria indígena. Foto de Christian Braga
Desassistidas pelo sistema de saúde, comunidades indígenas incorporam elementos de suas próprias culturas – como chás e benzimentos oferecidos por pajés – às técnicas médicas convencionais.
“Vou usar o benzimento tradicional e, desse jeito, vai curar mais rápido. Dito e feito, acertei”, é com essa resiliência que o pajé Ercolino de Jorge Araújo Alves, da etnia desana, explica como decidiu encarar a pandemia da covid-19 em sua comunidade, em São Gabriel da Cachoeira, no extremo noroeste do Amazonas. O pajé diz que recebe os ensinamentos de seu avô desde os 14 anos e que o ancião “aparece nos meus sonhos me dizendo o que fazer.”
“A Política Nacional de Resíduos Sólidos é uma bandeira que precisa ser levantada por todos”

*Arnold Coelho
Tragédia em Mariana: julgamento na Inglaterra é esperança para tribo indígena em Minas

O pequeno Tembràm Foi impedido de crescer tendo o Rio como centro de sua cultura e sobrevivência como fizeram seus ancestrais(foto: Arquivo pessoal – Krembá Krenak)
Cerca de 500 índios Krenak, que vivem no Leste do Estado, tiveram a vida afetada pela contaminação do Rio Doce
Mapas inéditos indicam que ditadura mascarou dados ao retirar indígenas em Itaipu
Novos registros cartográficos mostram que ditadura militar agiu para apagar a história dos Avá-Guarani que ocupavam o território antes da construção da hidrelétrica. Augusto Aras, chefe do MPF, pediu extinção da ação reparatória à etnia

















