WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



junho 2016
D S T Q Q S S
« mai   jul »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  


:: 13/jun/2016 . 22:33

“Conceito de mãe é amplo para indígenas”, diz antropólogo do Amazonas

Entre alguns povos, a figura materna pode ser estendida a outros parentes como tias. Entenda o processoindias mulheres

O conceito de mãe pode ser diferente entre indígenas e não indígenas. Foto: Divulgação/Agência Minas

MANAUS – A mãe é provavelmente a primeira pessoa que conhecemos. Primeiro porque somos gestados por elas e, depois, pela ligação que se estabelece através da educação. Entre praticamente todos os seres do reino animal é assim. O que muda é o conceito, como por exemplo, entre os povos indígenas e não indígenas. O Portal Amazônia conversou com um antropólogo para identificar as características e visão da mãe nos povos indígenas. :: LEIA MAIS »

UFSCAR publica edital de seleção para ingresso de estudantes indígenas

00003_portal_sao_carlos_norte

São 64 vagas, sendo uma por curso, nos quatro campi da universidade.

 A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) publicou o  edital seleção para ingresso de estudantes indígenas em 2017 nos cursos de graduação presenciais.                                                                                                                                    Os candidatos têm até o dia 9 de setembro para enviar à instituição a documentação completa pelos Correios contendo a ficha de inscrição, a declaração de etnia e de vínculo com comunidade indígena e o questionário socioeducacional devidamente preenchidos.

As provas serão aplicadas em Cuiabá, Manaus, Recife e São Paulo. Ao todo são ofertadas 64 vagas, uma vaga para cada opção de curso de graduação, distribuídas entre os campi São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino, em Buri. Outras vagas ainda poderão ser acrescentadas dentre as que não forem preenchidas ao final do processo seletivo para refugiados.

480 candidatos em 2016
Essa seleção específica é realizada pela universidade desde o ano de 2008. Em 2016 foram 480 candidatos inscritos para participar do processo seletivo, o que representou um crescimento muito expressivo em relação às seleções anteriores. No ano passado foram 237 candidatos com provas aplicadas somente na cidade de São Carlos.

As relações sobre documentação e a relação de cursos ofertados podem ser consultadas por meio do edital disponível no site da UFSCar.

CartaCapital diz que Jucá possibilitou genocídio indígena em Rondônia

juca                                    Os Akatsu, com Konibu ao fundo   

Enquanto era presidente da Funai, Romero Jucá entregou as terras dos índios Akuntsu a seus algozes, diz sertanista

Na última quinta-feira, 26 de maio, faleceu em Rondônia o indígena Konibu, o velho líder e xamã do povo Akuntsu. Sobrevivente de um genocídio, ele já estava bastante debilitado por um câncer e problemas cardíacos, e tinha em torno de 85 anos., Morreu em paz, deitado na rede dentro da maloca onde viva, auxiliado por agentes de saúde e pelo sertanista da Funai, Altair Algayer.

Se a morte foi tranquila, no entanto, Konibu sofreu muito em vida. E parte desse sofrimento se deve a um ato político deRomero Jucá enquanto era presidente da Funai: a destinação da terra onde os indígenas vivam para fazendeiros.
Os Akuntsu, seus vizinhos Kanoê e o “Índio do Buraco” são remanescentes de três povos que sofreram…. :: LEIA MAIS »

Indígenas do Sertão do Moxotó são capacitados pelo programa Boa Visão

Kambiwa

Indígenas de seis municípios do Sertão do Moxotó começam nesta segunda-feira a serem capacitados pelo programa Boa Visão. Eles serão responsáveis por realizar a triagem de acuidade visual em 52 escolas estaduais indígenas. A capacitação acontece na sede da Gerência Regional de Educação de Arcoverde.

Desde que foi lançado, em 2012, o programa já realizou mais de 78,9 mil consultas em estudantes e profissionais de escolas públicas estaduais. Durante a capacitação, que terá aulas teóricas e práticas, os profissionais serão apresentados ao Programa e conhecerão os pontos fundamentais da saúde ocular.

Após a triagem, caso seja necessário, os alunos diagnosticados com problemas de visão serão encaminhados para consultas com especialistas, que serão realizadas na Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Arcoverde. Caso os médicos avaliem que há a necessidade do uso dos óculos, os estudantes fazem a solicitação no mesmo dia da consulta e o Lafepe os entrega em um prazo de 60 dias.

Além da UPAE de Arcoverde, as unidades de Afogados da Ingazeira, Limoeiro, Belo Jardim e Serra Talhada, no Sertão do Estado, também já realizam as consultas do Projeto Boa Visão. Desde o início do Projeto, já foram entregues 44.888 óculos corretivos e 962 escolas estaduais foram beneficiadas.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia