:: 18/jun/2016 . 22:54
Contra o preconceito, pelos indígenas: arqueiro conduz tocha no Amazonas
A tocha olímpica chega ao Amazonas na manhã deste domingo, e cerca de 200 condutores foram escalados para o revezamento, que passa por Manaus (19), Iranduba e Presidente Figueiredo (20) nos próximos dias. Para a missão de carregar a chama, atletas, ex-atletas e grandes personagens locais foram escolhidos. Um deles é Gustavo Santos, jovem de origem indígena que se tornou um dos grandes talentos do tiro com arco na região Norte. Nascido e criado no Amazonas, ele é da tribo Karanpãna e foi batizado com o nome indígena YwYtu, que significa vento. Com 19 anos, o amazonense se dedica há dois anos exclusivamente ao tiro com arco. Hoje, consagrado na modalidade, faz história – ao lado de outros atletas locais – ao manter o nome do estado entre os melhores do cenário nacional. Com o histórico recente de conquistas, foi convidado para conduzir a tocha durante a passagem pelo Teatro Amazonas – uma das paradas mais importantes no circuito pela capital amazonense. :: LEIA MAIS »
Crime ambiental – Tupinambá Exigem o Fechamento do Areal Bela Vista
*Blog do Gusmão
Vídeo publicado quinta-feira (16) no site Racismo Ambiental registra depoimentos dos tupinambás que exigem o fechamento imediato do Areal Bela Vista, perto de Olivença, na zona sul de Ilhéus. A empresa funciona com a autorização da prefeitura.
O documentário mostra imagens aéreas do território desmatado para a extração da areia. De acordo com os índios, que reivindicam a demarcação da área reconhecida como indígena pela Funai, as nascentes dos rios Ipanema e Sirihiba são afetadas pelo desmatamento na região. Segundo eles, comunidades já sofrem com a escassez e a poluição da água. Também lamentam os prejuízos para a coleta da piaçaba e a fuga de animais silvestres.
Cimi – Juventude tupinambá se mobiliza pelo direito à terra
Entre os dias 3 e 5 de junho último, cerca de cem jovens realizaram na aldeia Serra do Padeiro (Terra Indígena Tupinambá de Olivença) o Pré-Encontro Geral da Frente da Juventude Tupinambá. Oriundos das comunidades do Acuípe de Baixo, Itapoã, Mamão, Olhos D’água, Olivença, Parque de Olivença, Serra do Padeiro, Tetama, Tamandaré, Tupã e Tucum, os indígenas reuniram-se para debater estratégias de mobilização e fortalecimento da atuação política da juventude, considerando em especial a necessidade de aprofundar seu envolvimento na luta pela terra. A realização do Encontro Geral da Frente da Juventude Tupinambá está prevista para novembro próximo. No pré-encontro, os jovens tupinambá debateram graves questões que afetam seus povos (como a criminalização de lideranças), acordaram ações conjuntas e aprovaram um documento final em que….. :: LEIA MAIS »
- 1