WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



junho 2016
D S T Q Q S S
« mai   jul »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  


:: 25/jun/2016 . 10:16

Idealizador dos jogos mundiais indígenas será um dos condutores da Tocha Olímpica

No sábado (25), a tocha retorna a Campo Grande, terá início o revezamento de 40 quilômetros e vai envolver aproximadamente 150 pessoas. Um dos condutores será Carlos Terena, que é o idealizador dos jogos mundiais indígenas.

A última edição dos jogos mundiais, ocorreu em Palmas (TO) e contou com a presença de mais de dois mil atletas de 30 países. Para Carlos, o apesar da situação que o país atravessa, é um momento histórico. “É um momento histórico para o esporte mundial, independente da religião do credo e da etnia. No meu entender, o esporte se traduz em vida sadia, e para nós, indígenas, conseguimos resgatar a cultura realizando os jogos”, diz.

:: LEIA MAIS »

Indígenas do Acre e do sudoeste do Amazonas reivindicam direitos constitucionais em Brasília

A CIMI NEW

CIMI – Conselho Indigenista Missionário

Nesta semana, indígenas do Acre e do sudoeste do Amazonas estiveram em Brasília cobrando o cumprimento de seus direitos constitucionais a órgãos públicos e pressionando parlamentares para que não apoiem projetos de lei danosos para os povos indígenas. Eles também entregaram uma carta aberta a parlamentares, órgãos do Executivo e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), na qual reivindicam o fortalecimento da Fundação Nacional do Índio (Funai) e a participação dos povos indígenas na elaboração e execução das políticas públicas indigenistas.

Os quinze representantes dos povos Huni Kui, Yawana, Ashaninka, Manchineli, Madja, Apurinã, Jaminawa e Nawa participaram de reuniões na Funai, na Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), na Sexta Câmara do Ministério Público Federal (MPF) e com parlamentares, nas quais posicionaram-se contra propostas como a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215 – que pretende submeter a demarcação de terras indígenas aos desígnios do Congresso Nacional e inclui uma série de dispositivos que, na prática, inviabilizariam as demarcações – e o Projeto de Lei (PL) 1610, de autoria do senador e ministro…….. :: LEIA MAIS »

Os gêneros tradicionais dos indígenas norte-americanos vão além do masculino e feminino

Identidades tradicionais combatidas por europeus estão sendo revividas por movimentos LGBT indígenas nos Estados Unidos e no Canadá

a genero

*André Cabette Fábio

Antes de serem atacados por europeus, grupos que viviam na América do Norte não adotavam dois, mas entre três e cinco gêneros bem definidos, afirma o site Indian Country Today, mantido por povos indígenas.

Essa diversidade foi reprimida pelos europeus que chegaram ao continente em 1492, mas vem sendo resgatada com mais vigor desde a década de 1990 por indígenas LGBT do Canadá e dos Estados Unidos.

A cultura Navajo, localizada próxima à fronteira com o México, concebia, por exemplo, quatro categorias de gênero:

  • Mulher
  • Mulher masculina
  • Homem masculino
  • Homem feminino

De acordo com o Indian County Today, algumas culturas incluíam também uma identidade transgênera.

Inicialmente, sociólogos e antropólogos buscaram enquadrar essas identidades dentro de conceitos como os de gays e bissexuais. Mais….. :: LEIA MAIS »

Índios pedem melhores condições para escoar produção agrícola em RO

Audiência discutiu políticas públicas para comunidades indígenas, em Cacoal.
Objetivo é que propostas se tornem lei e sejam executadas pelo município.

meloria no escoamento

Indígenas reivindicaram na manhã desta sexta-feira (24), em Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, melhorias nas condições de acesso às aldeias da região. O objetivo é beneficiar o escoamento da produção agrícola das aldeias. As propostas foram levadas em uma audiência pública, realizada para debater a implementação de políticas públicas para comunidades indígenas.

Marcos Apurinã mora na aldeia Mauanaki, no município de Espigão do Oeste (RO), porém sua comunidade é atendida pela Fundação Nacional do Índio (Funai) de Cacoal. Lá, residem 150 índios, que vivem basicamente da produção e venda de culturas como palmito, farinha de mandioca e banana. Ele conta que a principal dificuldade da sua comunidade é o transporte dos produtos, o que acaba diminuindo os valores na hora de negociar os produtos. :: LEIA MAIS »

MPF abre inquérito para apurar morte de índio em Caarapó

MP ABRE INQUERITO

O Ministério Público Federal abriu inquérito para apurar a morte do agente de saúde indígena Clodiode Aquileu Rodrigues de Souza, de 26 anos. Ele morreu e outros seis indígenas ficaram feridos durante ocupação de terras que teria resultado em confronto com produtores.

De acordo com informações da assessoria do MPF, foram realizadas as perícias nos 6 indígenas feridos e no corpo do agente de saúde morto. Segundo informações, o processo corre em segredo de Justiça. As investigações também fazem parte das ações da força-tarefa Avá Guarani, instituída pelo procurador geral da República, Rodrigo Janot, há oito meses, para apurar crimes contra as comunidades indígenas de MS. O ajuizamento das denúncias é a primeira de uma série de medidas para combater o conflito armado na região.

Para o MPF, a força-tarefa “é uma maneira de dar uma resposta efetiva aos milhares de indígenas vítimas de violência, que poderiam deixar de acreditar na Justiça por causa da impunidade”. Só nos últimos 10 anos, pelo menos um índio foi morto por ano em decorrência do conflito fundiário em Mato Grosso do Sul.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia